Inovação como estratégia de crescimento das micro e pequenas empresas
Resumo
Este artigo apresenta a discussão do papel da inovação como estratégia de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas na Economia. Identificam-se especificidades para inovar nessas empresas. As especificidades positivas estão ligadas à flexibilidade de adaptação às mudanças de mercados inovadores, a atração de empreendedores e de capital humano qualificado. As especificidades negativas estão relacionadas à alta mortalidade dessas empresas em função da baixa capacidade de financiamento e dificuldade de exportação. A revisão da literatura Schumpeteriana permite ao artigo verificar que as MPEs inovam mais ao manterem estratégias de cooperação com instituições, como governos e universidades, o que pode ser impulsionado com a criação de Arranjos Locais de Inovação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-06-05
Como Citar
Steingraber, R. (2018). Inovação como estratégia de crescimento das micro e pequenas empresas. Revista De Economia Mackenzie, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/7713
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.