Inovação como estratégia de crescimento das micro e pequenas empresas
Résumé
Este artigo apresenta a discussão do papel da inovação como estratégia de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas na Economia. Identificam-se especificidades para inovar nessas empresas. As especificidades positivas estão ligadas à flexibilidade de adaptação às mudanças de mercados inovadores, a atração de empreendedores e de capital humano qualificado. As especificidades negativas estão relacionadas à alta mortalidade dessas empresas em função da baixa capacidade de financiamento e dificuldade de exportação. A revisão da literatura Schumpeteriana permite ao artigo verificar que as MPEs inovam mais ao manterem estratégias de cooperação com instituições, como governos e universidades, o que pode ser impulsionado com a criação de Arranjos Locais de Inovação.Téléchargements
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur des articles publiés dans Revista de Economia Mackenzie appartient aux auteurs, qui accordent à l'Universidade Presbiteriana Mackenzie les droits exclusifs de publier le contenu. La reproduction totale ou partielle est interdite sans l'autorisation préalable du comité éditorial, sauf autorisation préalable.Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.