Inovação como estratégia de crescimento das micro e pequenas empresas
Abstract
Este artigo apresenta a discussão do papel da inovação como estratégia de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas na Economia. Identificam-se especificidades para inovar nessas empresas. As especificidades positivas estão ligadas à flexibilidade de adaptação às mudanças de mercados inovadores, a atração de empreendedores e de capital humano qualificado. As especificidades negativas estão relacionadas à alta mortalidade dessas empresas em função da baixa capacidade de financiamento e dificuldade de exportação. A revisão da literatura Schumpeteriana permite ao artigo verificar que as MPEs inovam mais ao manterem estratégias de cooperação com instituições, como governos e universidades, o que pode ser impulsionado com a criação de Arranjos Locais de Inovação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Additional Files
Published
2018-06-05
How to Cite
Steingraber, R. (2018). Inovação como estratégia de crescimento das micro e pequenas empresas. Revista De Economia Mackenzie, 14(2). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/7713
Issue
Section
Artigos
License
The copyright of papers published in the Revista de Economia Mackenzie belongs to the authors, who grant to the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization of the Editorial Committee, except when it is previously authorized.