Inovação como estratégia de crescimento das micro e pequenas empresas

Autores

  • Ronivaldo Steingraber UFSC

Resumo

Este artigo apresenta a discussão do papel da inovação como estratégia de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas na Economia. Identificam-se especificidades para inovar nessas empresas. As especificidades positivas estão ligadas à flexibilidade de adaptação às mudanças de mercados inovadores, a atração de empreendedores e de capital humano qualificado. As especificidades negativas estão relacionadas à alta mortalidade dessas empresas em função da baixa capacidade de financiamento e dificuldade de exportação. A revisão da literatura Schumpeteriana permite ao artigo verificar que as MPEs inovam mais ao manterem estratégias de cooperação com instituições, como governos e universidades, o que pode ser impulsionado com a criação de Arranjos Locais de Inovação.

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Biografia do Autor

Ronivaldo Steingraber, UFSC

Professor do Curso de Pós-Graduação em Eonomia da UFSC

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Publicado

2018-06-05

Como Citar

Steingraber, R. (2018). Inovação como estratégia de crescimento das micro e pequenas empresas. Revista De Economia Mackenzie, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/7713

Edição

Seção

Artigos