Capacitação Parental para Manejo de Comportamentos Disruptivos para TEA em Intervenção Comportamental

Conteúdo do artigo principal

Leila F. Bagaiolo
Graccielle R. da Cunha
Maria Luísa M. Nogueira
Mariana Braido
Daniela Bordini
Tatiana N. D. Sasaki
Cláudia R. Pacífico

Resumo

O transtorno do espectro do autismo (TEA) afeta precocemente áreas de desenvolvimento e resulta em uma sobrecarga significativa para as famílias, tanto emocional quanto economicamente. Este é um estudo não controlado, multicêntrico, com o objetivo de capacitar, com base na Análise Aplicada do Comportamento, cuidadores de indivíduos com TEA que apresentam comportamento disruptivo e deficit de comunicação. Os resultados mostraram redução nos comportamentos disruptivos, medidos pelo Aberrant Behavior Checklist (ABC), e também nos sintomas de depressão e ansiedade dos cuidadores, avaliados pela Escala de Hamilton. As intervenções em grupo podem ser uma alternativa viável para atingir uma parcela maior da população. 

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Como Citar
Bagaiolo, L. F., Cunha, G. R. da, Nogueira, M. L. M., Braido, M., Bordini, D., Sasaki, T. N. D., & Pacífico, C. R. (2019). Capacitação Parental para Manejo de Comportamentos Disruptivos para TEA em Intervenção Comportamental. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 21(3), 456–472. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia. v21n3p456-472
Seção
Desenvolvimento Humano - Seção Especial: Transtorno do Espectro Autista
Biografia do Autor

Leila F. Bagaiolo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

 

 

Mariana Braido, Pontifícia Universidade Católica (PUC)

 

 

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