Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para Alunos em Situação de Vulnerabilidade Social

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Marisangela Siqueira de Souza
Adriana Benevides Soares
Clarissa Pinto Pizarro de Freitas

Resumo

A pesquisa objetivou promover as habilidades sociais de estudantes do ensino fundamental em um modelo psicoeducativo. Buscou identificar os efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) nas habilidades sociais, nos problemas de comportamento e no desempenho acadêmico de crianças do quinto ano do ensino fundamental com idades de 10 a 13 anos (M = 10,3; DP = 1,5), sendo 26 meninas e 25 meninos que residem e estudam em área de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. A amostra foi dividida em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). O THS foi aplicado em dez sessões, nas quais foram trabalhadas as seguintes habilidades: civilidade, autocontrole, assertividade e habilidades acadêmicas. Utilizaram-se como instrumentos o Social Skill Rating System (SSRS) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram ganhos positivos para a maioria dos alunos participantes da intervenção e escores superiores do GI em relação ao GC em todas as variáveis.

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Como Citar
Souza, M. S. de, Soares, A. B., & Freitas, C. P. P. de. (2019). Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para Alunos em Situação de Vulnerabilidade Social. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 21(3), 135–181. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p159-181
Seção
Psicologia Social e Saúde das Populações

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