Perda de Palavras no Transtorno do Espectro Autista: Análise de Vídeos Caseiros

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Bárbara Backes
Maria Cristina T. V. Teixeira
Tatiana P. Mecca
Decio Brunoni
Regina B. Zanon
Cleonice A. Bosa

Resumo

A regressão de habilidades previamente adquiridas tem sido destacada como um potencial indicador precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os objetivos do estudo de caso longitudinal e exploratório, utilizando observação sistemática foram validar os relatos dos pais sobre a perda de palavras, investigar suas características e outras habilidades em uma criança de 42 meses com TEA ao longo de um período de 10 meses. Foram analisados dez vídeos mostrando o comportamento da criança entre 13 e 23 meses de idade de acordo com um protocolo de observação de vídeos caseiros e do PROTEA-R. Analisamos 171 episódios envolvendo os comportamentos investigados, incluindo o uso de 51 palavras (a maioria substantivos). Observamos perda de palavras e perda de outras habilidades (de brincar e habilidades sociais). A perda de palavras foi o primeiro ou principal motivo de preocupação dos pais, reforçando que esse fenômeno constitui um indicador precoce potencial de TEA.

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Como Citar
Backes, B., Teixeira, M. C. T. V., Mecca, T. P., Brunoni, D., Zanon, R. B., & Bosa, C. A. (2019). Perda de Palavras no Transtorno do Espectro Autista: Análise de Vídeos Caseiros . Revista Psicologia: Teoria E Prática, 21(3), 437–455. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia. v21n3p437-455
Seção
Desenvolvimento Humano - Seção Especial: Transtorno do Espectro Autista

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