Evidências de Validade do Teste do Desempenho Atencional (TDA)

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Jonatas R. Bessa
Neander Abreu
Yuri Santana
Roberto Beirão
Jamine Cairo

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar evidências de validade do Teste do Desempenho Atencional (TDA). Foram realizadas a busca de evidências baseadas no conteúdo, estrutura interna e fidedignidade. As evidências de conteúdo foram realizadas por intermédio da análise de juízes (n=07; k = 0,84) e análise semântica (n = 12, k = 0,77) e seus resultados sugeriram concordância adequada quanto ao conteúdo de avaliação da atenção sustentada, aos comandos verbais e às imagens utilizadas no instrumento. A análise da estrutura fatorial (n = 1086) do instrumento resultou em 2 fatores principais, 4 dimensões e 12 medidas (RMSR = 0,08). A análise da consistência interna (n = 1086) do Teste do Desempenho Atencional apresentou valores adequados (α >70). Em conjunto, os resultados deste estudo mostram que o Teste do Desempenho Atencional apresenta evidências suficientes para o conteúdo, construto e fidedignidade. Os atuais resultados contribuem para confirmar o TDA como instrumento psicométrico adequado para avaliação da atenção.

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Seção
Avaliação Psicológica

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