O Ensino Médio e as Habilidades Sociais: um Estudo com a Escala Messy

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Rogério Gomes Neto
Roberta Gurgel Azzi
Ana Paula Basqueira
Daniela Couto Guerreiro-Casanova

Resumo

O presente estudo teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre as relações sociais no ensino médio por meio da identificação, descrição e análise das habilidades sociais dos jovens alunos. Participaram do estudo 219 alunos do ensino médio. A coleta foi realizada por meio do questionário de caracterização do participante e da escala Messy de habilidades sociais. Os resultados mostraram diferenças significativas no fator habilidades sociais/assertividade, com escores maiores na faixa etária 16-17 anos e no gênero feminino. No fator agressividade/comportamento antissocial, constataram?se diferenças significativas, com maior escore no período noturno de aula e maior escore para os alunos da 2ª série do ensino médio. Os resultados também indicaram valores altos para toda amostra quanto ao fator habilidades sociais/assertividade e valores baixos quanto ao fator agressividade/comportamento antissocial. Os resultados, em parte, se alinham com a literatura e alertam para o equívoco de generalizar a relação entre comportamentos agressivos e escolas de ensino médio.

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Como Citar
Neto, R. G., Azzi, R. G., Basqueira, A. P., & Guerreiro-Casanova, D. C. (2014). O Ensino Médio e as Habilidades Sociais: um Estudo com a Escala Messy. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 16(2), 172 ‑184. https://doi.org/10.15348/1980‑6906/psicologia.v16n2p172 ‑184
Seção
Psicologia e Educação

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