Estudo Exploratório Sobre as Concepções e Estratégias de Intervenção de Professores em Face do Bullying Escolar

Conteúdo do artigo principal

Jorge Luiz da Silva
Wanderlei Abadio de Oliveira
Marta Angélica Iossi da Silva
Beatriz Oliveira Pereira
Sálua Cecilio

Resumo

Este estudo qualitativo objetivou identificar o conhecimento de professores do 6º ano do ensino fundamental sobre o bullying e as intervenções por eles desenvolvidas. Participaram dez professores, e os dados foram coletados por meio de questionários estruturados. As análises seguiram os pressupostos da análise de conteúdo, em sua modalidade temática. Verificou-se, nos resultados, uma compreensão insuficiente dos professores que incidia na capacidade de identificação e na maneira como intervinham nos episódios de bullying entre os alunos. Depreende-se que o bullying constitui= um aspecto importante a ser trabalhado com os professores, considerando a proximidade com a questão e o papel essencial que podem assumir no seu enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia e Educação

Referências

Ahtola, A., Haataja, A., Kärnä, A., Poskiparta, E., & Salmivalli, C. (2012). For chil-dren only? Effects of the KiVa antibullying program on teachers. Teaching and Teacher Education, 28(6), 851-859.

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Boulton, M., Woodmansey, H., Williams, E., Spells, R., Nicholas, B., Laxton, E., Hol-man, G., & Duke, E. (2012). Associations between peer bullying and classroom concentration: evidence for mediation by perceived personal safety and relation-ship with teacher. Educational Psychology, 32(3), 277-294.

Due, P., Holstein, B. E., Lynch, J., Diderichsen, F., Gabhain, S. N., Scheidt, P., & Cur -rie, C. (2005). Bullying and symptoms among school-aged children: international comparative cross sectional study in 28 countries. European Journal of Public Health, 15(1), 128-13.

Fisher, R. M. (2010). Bullying escolar no Brasil: relatório final. São Paulo: Ceats, FIA. Recuperado em 7 agosto, 2011, de http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Arquivos/pesquisa-bullying escolar no brasil.pdf.

Fung, A. L. (2012). Intervention for aggressive victims of school bullying in Hong Kong: a longitudinal mixed-methods study. Scandinavian Journal of Psychology, 53(4), 360-367.

Kochenderfer-Ladd, B., & Pelletier, M. E. (2008). Teachers’ views and beliefs about bullying: influences on classroom management strategies and students’ coping with peer victimization. Journal of School Psychology, 46(2), 431-453.

Lisboa, C., Braga, L. L., & Ebert, G. (2009). O fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade: definições, formas de manifestação e possibilidades de intervenção. Contextos Clínicos, 2, 59-71.

Malta, D. C., Silva, M. A. I., Mello, F. C. M., Monteiro, R. A., Sardinha, L. M. V., Crespo , C., Porto, D. L. (2010). Bullying in Brazilian schools: results from the na-tional school-based health survey (PENSE). Ciência & Saúde Coletiva, 15(1), 365-376.

Olweus, D. (1994). Bullying at school: basic facts and effects of a school based in-tervention strategy. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 25(3), 1171-1190.

Olweus, D. (2013). School bullying: development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9(1), 751-780.

Pereira, B., Mendonça, D., Neto, C., Valente, L., & Smith, P. K. (2004). Bullying in Portuguese schools. School Psychology International, 25(2), 207-222.

Rech, R. R., Halpern, R., Tedesco, A., & Santos, D. F. (2013). Prevalence and characteris-tics of victims and perpetrators of bullying. Journal de Pediatria, 89(2), 164-170.

Roth, G., Kanat-Maymon, Y., & Bibi (2011). Prevention of school bullying: the im-portant role of autonomy-supportive teaching and internalization of pro-social values. British Journal of Educational Psychology, 81(3), 654-666.

Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (2013). Violên-cia nas escolas: o olhar dos professores. São Paulo: Apeoesp.

Skrzypiec, G., Slee, P., Murray-Harvey, R., & Pereira, B. (2011). School bullying by one or more ways: does it matter and how do students cope? School Psychology International, 32(3), 288-311.

Yoon, J. S., & Kerber, K. (2003). Bullying: elementary teachers’ attitudes and inter-vention strategies. Research in Education, 69(1), 27-36