Estudo Exploratório Sobre as Concepções e Estratégias de Intervenção de Professores em Face do Bullying Escolar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo qualitativo objetivou identificar o conhecimento de professores do 6º ano do ensino fundamental sobre o bullying e as intervenções por eles desenvolvidas. Participaram dez professores, e os dados foram coletados por meio de questionários estruturados. As análises seguiram os pressupostos da análise de conteúdo, em sua modalidade temática. Verificou-se, nos resultados, uma compreensão insuficiente dos professores que incidia na capacidade de identificação e na maneira como intervinham nos episódios de bullying entre os alunos. Depreende-se que o bullying constitui= um aspecto importante a ser trabalhado com os professores, considerando a proximidade com a questão e o papel essencial que podem assumir no seu enfrentamento.
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Ahtola, A., Haataja, A., Kärnä, A., Poskiparta, E., & Salmivalli, C. (2012). For chil-dren only? Effects of the KiVa antibullying program on teachers. Teaching and Teacher Education, 28(6), 851-859.
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Boulton, M., Woodmansey, H., Williams, E., Spells, R., Nicholas, B., Laxton, E., Hol-man, G., & Duke, E. (2012). Associations between peer bullying and classroom concentration: evidence for mediation by perceived personal safety and relation-ship with teacher. Educational Psychology, 32(3), 277-294.
Due, P., Holstein, B. E., Lynch, J., Diderichsen, F., Gabhain, S. N., Scheidt, P., & Cur -rie, C. (2005). Bullying and symptoms among school-aged children: international comparative cross sectional study in 28 countries. European Journal of Public Health, 15(1), 128-13.
Fisher, R. M. (2010). Bullying escolar no Brasil: relatório final. São Paulo: Ceats, FIA. Recuperado em 7 agosto, 2011, de http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Arquivos/pesquisa-bullying escolar no brasil.pdf.
Fung, A. L. (2012). Intervention for aggressive victims of school bullying in Hong Kong: a longitudinal mixed-methods study. Scandinavian Journal of Psychology, 53(4), 360-367.
Kochenderfer-Ladd, B., & Pelletier, M. E. (2008). Teachers’ views and beliefs about bullying: influences on classroom management strategies and students’ coping with peer victimization. Journal of School Psychology, 46(2), 431-453.
Lisboa, C., Braga, L. L., & Ebert, G. (2009). O fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade: definições, formas de manifestação e possibilidades de intervenção. Contextos Clínicos, 2, 59-71.
Malta, D. C., Silva, M. A. I., Mello, F. C. M., Monteiro, R. A., Sardinha, L. M. V., Crespo , C., Porto, D. L. (2010). Bullying in Brazilian schools: results from the na-tional school-based health survey (PENSE). Ciência & Saúde Coletiva, 15(1), 365-376.
Olweus, D. (1994). Bullying at school: basic facts and effects of a school based in-tervention strategy. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 25(3), 1171-1190.
Olweus, D. (2013). School bullying: development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9(1), 751-780.
Pereira, B., Mendonça, D., Neto, C., Valente, L., & Smith, P. K. (2004). Bullying in Portuguese schools. School Psychology International, 25(2), 207-222.
Rech, R. R., Halpern, R., Tedesco, A., & Santos, D. F. (2013). Prevalence and characteris-tics of victims and perpetrators of bullying. Journal de Pediatria, 89(2), 164-170.
Roth, G., Kanat-Maymon, Y., & Bibi (2011). Prevention of school bullying: the im-portant role of autonomy-supportive teaching and internalization of pro-social values. British Journal of Educational Psychology, 81(3), 654-666.
Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (2013). Violên-cia nas escolas: o olhar dos professores. São Paulo: Apeoesp.
Skrzypiec, G., Slee, P., Murray-Harvey, R., & Pereira, B. (2011). School bullying by one or more ways: does it matter and how do students cope? School Psychology International, 32(3), 288-311.
Yoon, J. S., & Kerber, K. (2003). Bullying: elementary teachers’ attitudes and inter-vention strategies. Research in Education, 69(1), 27-36