A Influência do Suporte Parental no Desenvolvimento Atlético de Jogadoras de Futsal

Conteúdo do artigo principal

João Ricardo Nickenig Vissoci
Suellen de Souza Fiordelize
Leonardo Pestillo de Oliveira
José Roberto Andrade do Nascimento Junior

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a influência do suporte parental no envolvimento de atletas com o futsal feminino. Participaram da pesquisa dez atletas de futsal de Londrina-PR. Os instrumentos de medida foram a escala Embu e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a percepção de relacionamentos familiares positivos, de apoio e envolvimento dos pais, afetivo e financeiro. Outros fatores foram destacados: poucos pais com restrições sobre o esporte; influência familiar, social e cultural para a iniciação; prazer e dedicação com a prática que está evoluindo no cenário nacional. Concluiu-se que as atletas perceberam um suporte parental com ênfase na autonomia, envolvimento dos pais com a prática e apoio estrutural que facilitaram a iniciação e continuidade no contexto esportivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vissoci, J. R. N., Fiordelize, S. de S., Oliveira, L. P. de, & Junior, J. R. A. do N. (2013). A Influência do Suporte Parental no Desenvolvimento Atlético de Jogadoras de Futsal. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 15(1), 145–156. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/4326
Seção
Artigos

Referências

Bloom, B. S. (1958). Developing talent in young people. New York: Ballantine books.

Bois, J. E., Lalanne, J., & Delforge, C. (2009). The influence of parenting practices and parental presence on children’s and adolescents’ pre-competitive anxiety. Journal of Sports Sciences, v.27, n. 10, pp. 995–1005.

Brandão, M.R.F., Casal, H.M.V., Machado, A.A., Rebustini, F., Agresta, M., & Ribeiro, F.A. (2004). Futebol, esporte internacional e identidade nacional. Estudo 1: uma comparação entre Brasil & Japão. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v. 12, n. 1, pp. 57-62.

Carlsson, R. (1993). The Path to the National Level in Sports in Sweden. Scand. J. Med. Sci. Sports, v.3 n. 3, pp. 170-177.

Cleveland, E.S., Reese, E., & Grolnick,W.S. (2007). Children’s engagement and competence in personal recollection: Effects of parent’s reminiscing goals. Journal of Experimental Child Psychology, v. 96, n. 2, pp. 131-149.

Côté, J. (1999). The Influence of the Family in the Developmental of Talent in Sport. The Sports Psychologist, v. 13, n. 4, pp. 395-417.

Côté, J. & Hay, J. (2002). Children's involvement in sport: a developmental perspective. In D. STEVENS (Ed.), Psychological foundations of sport (pp. 484-519). Boston: Benjamin Cummings.

Fredricks, J. A. & Eccles, J. S. (2005). Family socialization, gender, and sport motivation and involvement. Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 27, n. 1, pp. 3-31.

Gagné, M., Ryan, R.M., & Bargmann, K. (2003). Autonomy support and need satisfaction in the motivation and well-being of gymnasts. Journal of Applied Sport Psychology, v. 15,n. 4, pp. 372–390.

Grolnick, W.S. (2003). The psychology of parental control: How well-meant parenting backfires. Mahwah, NJ:Lawerence Erlbaum.

Gurland, S. T. & Grolnick, W. S. (2005). Perceived Threat, Controlling Parenting,and Children’s Achievement Orientations. Motivation and Emotion, Vol. 29, No. 2, pp. 103-121.

Hellstedt, J. C. (1995). Invisible players: a family systems model. In: Murphy, S. M. (ed.). Sport psychology interventions. Champain: Human Kinetics.

Holt, N. L. & Dunn, J. G. (2004). Toward a grounded theory of the psychological competencies and environmental conditions associated with soccer success. Journal of Applied Sport Psychology, v.16, n. 3, pp.199-219.

Holt, N.L., Tamminen, K.A., Black, D.E, Mandigo, J.L., & Fox, K.R. (2009). Youth sport parenting styles and practices. Journal of Sport & Exercise Psychology, v. 31, n. 1, pp. 37-59.

Latorre, D. L. (2001). Influencia de La familia en el deporte escolar. Lecturas: Educación Fisica y Deporte. Revista Digital. Buenos Aires, v. 7, n. 40.

Lavallee, D. & Robinson, H. K. (2007). In pursuit of an identity: a qualitative exploration of retirement from women's artistic gymnastics. Journal of Psychology of Sport and Exercise, v.8, n.1, pp.119-141.

Moraes, L. C., Rabelo, A. S., & Salmela, J. H. (2004). Papel dos pais no desenvolvimento de jovens futebolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 2, pp. 211-222.

Perris, C., Jacobson, L., Lindstörm, H., Von Knorring, L., & Perris, H. (1980). Development of a new inventory for assessing memories of parental rearing behavior. Acta Psychiatrica Scandinavica, Marshal, v. 61, n. 4, pp. 265-274.

Rabelo, A. S. (2002). O Papel dos Pais no Desenvolvimento de Jovens Atletas de Futebol. 2002. 104 f. Dissertação (Mestrado em Treinamento Esportivo) – Escola de Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Rigo, L. C., Figueiredo, M. X. B., Cunha, G. B., & Karini, G. O. (2007). Relações parentais no futebol de salão: a experiência do Paulista Futebol Clube. Movimento, v. 13, n. 2, pp. 77-90.

Ryan, R. M. & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development and well-being. American Psychologist, Washington, D.C., v. 55, n. 1, pp. 68-78.

Serpa, S., Alves, P., & Barreiros, A. (2004). Versão portuguesa do Egna Minnen av Barndoms Uppfostran (EMBUp): processos de tradução, adaptação e fiabilidade. Lisboa: Laboratório de Psicologia do Desporto - Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa.

Vallerand, R. J. & Losier, G. F. (1994). Self-Determined Motivation and Sportsmanship Orientations: An Assessment of Their Temporal Relationship. Journal of Sport and Exercise Psychology, Champaign, v. 16, n. 2, pp. 229-245.

Vallerand, R. J. (2007). A hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation for sport and physical activity. In: M. S. Hagger & N. L. D. Chatzisarantis. (Editors) Intrinsic Motivation and Self-Determination in Exercise and Sport, Champaign:Human Kinetics.

Vissoci, J. R. N. (2009). Estudo da influência do contexto esportivo no status de identidade de atletas de futebol de campo. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Maringá (PR): Universidade Estadual de Maringá, Maringá.