Repercussões da Depressão Infantil e Materna no Brincar de Crianças: Revisão Sistemática

Conteúdo do artigo principal

Cibele Carvalho
Vera Regina Röhnelt Ramires

Resumo

Este estudo teve como foco o processo do brincar em crianças com indicadores de depressão ou cujas mães apresentavam depressão. A literatura vem demonstrando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, bem como ressaltando a incapacidade ou a impossibilidade dessa capacidade como um sintoma de problemas na criança. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de visualizar estudos sobre o foco desta pesquisa. Foram identificados 16 estudos que contemplaram os critérios de inclusão. A revisão revelou evidências que apoiam a utilização do brincar como um recurso importante na avaliação psicológica de sintomas depressivos na infância, com diferenças encontradas no comportamento lúdico de crianças que apresentavam esse quadro. Verificou-se um aumento de pesquisas nos últimos anos, tendo os estudos mais recentes se dedicado a avaliar a eficácia do tratamento para crianças com indicadores de depressão, utilizando o brincar como recurso terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Carvalho, C., & Ramires, V. R. R. (2013). Repercussões da Depressão Infantil e Materna no Brincar de Crianças: Revisão Sistemática. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 15(2), 46–61. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/4035
Seção
Artigos

Referências

Altmann, E. & Gotlib, Ian. (1988). The social behavior of depressed children: An observational study. Journal of Abnormal Child Psychology, 16 (1), 29-44.

Archangelo, A. (2010). Social exclusion, difficulties with learning and symbol formation: A Bionian approach. Psychoanalysis, Culture & Society, 15(4), 325-327.

Baggerly, J. (2004). The effects of child-centered group play therapy on self-concept, depression, and anxiety of children who are homeless. International Journal of Play Therapy, 13(2), 31-51.

Bahls, S. C. (2002). Aspectos Clínicos da depressão em crianças e adolescentes. Jornal de Pediatria, 78, 359-66.

Bahls, S. C. & Bahls, F. R. (2003). Psicoterapias da depressão na infância e na adolescência. Estudos de Psicologia, 20(2), 25-34.

Capps, D. (2007). Mother, Melancholia, and Play in Erik H. Erikson’s: Childhood and Society. Journal of Religion and Health 46, 591-606.

Coutinho, M. P. L. & Ramos, N. (2008). Distúrbios psicoafetivos na infância e adolescência: um estudo transcultural. Psico, 39(1), 23-27.

Field, T., Sandberg, D., Goldstein, S., Garcia, R., Vega-Lahr, N., Porter, K., & Dowling, M. (1987). Play interactions and interviews of depressed and conduct disorder children and their mothers. Child Psychiatry and Human Development, 17 (4), 213-234.

Fonagy, P., Target, M., Cottrell, D., Phillips, J., & Kurtz, Z. (2002). What Works for Whom? A critical review of Treatments for Children and Adolescents. New York: The Guilford Press.

Hart, S., Jones, N. A., Field, T., & Lundy, B. (1999). One-Year-Old Infants of Intrusive and Withdrawn Depressed Mothers. Child Psychiatry and Human Development, 30(2), 111-123.

Hipwell, A. E., Murray, L., Ducournau, P., & Stein, A. (2005). The effects of maternal depression and parental conflict on children’s peer play. Child: Care, Health & Development, 31(1), 11-23.

Klein, M. (1981). Contribuições à Psicanálise (M. Maillet, Trad.). São Paulo: Mestre Jou. (Obra original publicada em 1948).

Lantz, J. & Raiz, L. (2003). Play and art in existential trauma therapy with children and their parents. Contemporary Family Therapy, 25(2), 165-177.

Li, W. H., Chung, J. O., & Ho, E. K. (2011). The effectiveness of therapeutic play, using virtual reality computer games, in promoting the psychological well-being of children hospitalised with cancer. Journal of Clinical Nursing, 20, 2135–2143.

Lous, A. M., Wit, C., Bruyn, E., Riksen-Walraven, M., & Rost, H. (2000). Depression and Play in Early Childhood: Play Behavior of Depressed and Nondepressed 3- to 6-Year-Olds in Various Play Situations. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 8(4), 249-260.

Lous, A. M., Wit, C., Bruyn, E., & Riksen-Walraven, M. (2002). Depression markers in young children’s play: a comparison between depressed and nondepressed 3- to 6-year-olds in various play situations. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 43(8), 1029-1038.

Murray, L., Woolgar, M., Briers, S., & Hipwell, A. (1999). Children’s Social Representations in Dolls’ House Play and Theory of Mind Tasks, and their Relation to Family Adversity and Child Disturbance. Social Development, 8(2), 179-200.

Prat, R. (2001). Imaginary hide and seek: A technique for opening up a psychic space in child Psychotherapy. Journal of Child Psychotherapy, 27(2), 175-196.

Rubin, K., Both, L., Zahn-Waxler, C., Cummings, M., & Wilkinson, M. (1991). Dyadic play behaviors of children of well and depressed mothers. Development and Psychopathology, 3(3), 243-251.

Schneider, A. C., Ramires, V. R. R. (2007). Vínculo parental e rede de apoio social: relação com a sintomatologia depressiva na adolescência. Aletheia, 26, 95-108.

Shen, Y. J. (2002). Short-term group play therapy with chinese earthquake victims: effects on anxiety, depression, and adjustment. International Journal of Play Therapy, 11(1), 43-63.

Tingley, E. (1994). Symbolic play in the interactions of young children and mothers with a history of affective illness: A longitudinal study. In: Slade, A. (Ed); Wolf, D. P. (Ed), (1994). Children at play: Clinical and developmental approaches to meaning and representation, New York, NY: Oxford University Press, pp. 286-306.

Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a Realidade (J. O. A. Abreu & V. Nobre, Trad). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1971).