A Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente na Perspectiva de Professores

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Aline Cardoso Siqueira
Cássia Ferrazza Alves
Flávia Elso Leão

Resumo

Este estudo objetivou compreender a visão dos professores quanto à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como base teórico-epistemológica a relação entre a garantia dos direitos humanos e a bioética. Participaram 20 educadores da rede pública de Santa Maria/RS. Foram utilizados uma entrevista e questionário biosociodemográfico e laboral. Entre os resultados, destaca-se que grande parte dos educadores já se deparou com a violação dos direitos das crianças e adolescentes. A violência física foi a mais identificada e as formas de enfrentamento mencionadas foram acionar o Conselho Tutelar e chamar os responsáveis pelo aluno. Constatou-se um impasse frente à notificação, configurando um dilema bioético. A maioria dos professores apresentou-se engajada no problema, contudo, sentiu-se despreparada e insegura para agir frente às situações de violação vivenciadas na escola. Programas de capacitação sobre violação dos direitos da criança e do adolescente são discutidos.

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Como Citar
Siqueira, A. C., Alves, C. F., & Leão, F. E. (2012). A Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente na Perspectiva de Professores. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 14(3), 62–71. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/2746
Seção
Artigos

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