O que a Inteligência Prediz: Diferenças Individuais ou Diferenças no Desenvolvimento Acadêmico?

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Cristiano Mauro Assis Gomes
Hudson Fernandes Golino

Resumo

A psicometria tem enfatizado o papel da inteligência na explicação das diferenças individuais do rendimento escolar (DI). Este artigo questiona este foco e investiga o papel preditivo da inteligência fluida (Gf) sobre as diferenças de desenvolvimento do rendimento escolar (DD). São analisados dados de 684 estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte. As DIs foram medidas via equalização das notas anuais em matemática, português, geografia e história. As DD foram mensuradas pelo “vertical scaling”, em matemática e português no ensino fundamental e matemática no ensino médio. Gf foi medida através do CTIF. Um modelo via modelagem por equação estrutural foi gerado, com Gf explicando as DIs e DD. O modelo apresentou adequado grau de ajuste aos dados. Os resultados indicam que Gf explica diretamente apenas as diferenças de desenvolvimento. Implicações são discutidas para o campo psicométrico.

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