Gravidade da Depressão Materna, Parentalidade e Comportamento de Escolares: Uma Revisão Sistemática
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Resumo
A depressão tem alta incidência e recorrência, com episódios de diferentes níveis de gravidade, sendo mais frequente em mulheres. A depressão materna tem reconhecido impacto para a parentalidade e para o comportamento de escolares. Contudo, a influência da gravidade da depressão tem sido abordada de forma menos sistemática. Objetivou-se analisar estudos empíricos recentes que abordem conjuntamente o impacto da gravidade da depressão materna para a parentalidade e para o comportamento de alunos. Procedeu-se a busca de artigos empíricos publicados entre 2016-2022, adotando-se as diretrizes do PRISMA e as palavras-chave: “maternal depress*; parenting; behavior problem”. Identificaram-se nas bases PsychInfo, PubMed, Web of science, Lilacs e SciElo 737 estudos e selecionaram-se 10 para análise. Outros dois estudos foram incluídos por meio das referências bibliográficas dos artigos identificados totalizando 12 estudos para análise final. Com relação aos delineamentos, a maioria dos estudos adotou o transversal e fizeram análises de predição. Verificou-se que a depressão em diferentes níveis de gravidade foi associada a menos práticas positivas e a problemas de comportamento de escolares e que a depressão atual, em relação à cronicidade do transtorno, pode explicar, de melhor forma, o impacto negativo para as práticas parentais. Tais achados podem ser norteadores para profissionais de saúde que atendem a crianças com problemas de comportamento, no sentido de pautarem as suas orientações considerando também a condição de saúde mental das mães. Sugere-se que novos estudos abordem de forma conjunta o impacto de diferentes níveis de gravidade da depressão materna para a parentalidade e para o comportamento.
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