Habilidades Socioemocionais: Efeitos de uma Intervenção em Educação para a Carreira

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Dayane Barbosa
Lucy Leal Melo-Silva
João Paulo Araújo Lessa

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o efeito de uma estratégia de intervenção em Educação para Carreira visando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Participaram 62 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Os dados foram obtidos por meio do Instrumento para Avaliação de Habilidades Socioemocionais (Senna 2.0). Os efeitos da intervenção foram analisados nas comparações entre o grupo de intervenção A (GA) e o grupo controle (GC), de Intervenção B (GB) e intragrupos. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas apenas entre grupos e em duas dimensões: amabilidade, a favor do grupo de intervenção A (GA), e abertura ao novo no grupo de intervenção B (GB). Tais achados mostram benefícios que o programa de intervenção para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode propiciar à Educação para a Carreira. Como limitação, destaca-se o pequeno número de participantes, tornando-se necessários estudos com amostras maiores, visando a replicação dos resultados. O estudo aponta aspectos metodológicos a serem considerados no delineamento de programas de Educação para a Carreira, com mais sessões, visando maior alcance e resultados mais efetivos ao longo do tempo.

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