Treinamento Sobre Transtorno do Espectro Autista na Atenção Básica do Brasil: Teleducação e Presencial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os primeiros sintomas de transtorno do espectro autista (TEA) são detectados por profissionais da atenção básica. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um modelo de treinamento via telemedicina e workshop presencial sobre TEA e saúde mental infantil para médicos e enfermeiros da atenção básica. Participaram do treinamento 150 profissionais de cinco cidades brasileiras. No módulo a distância, foram desenvolvidos vídeos sobre TEA e os principais transtornos da infância, e no presencial foi baseado no treinamento “Técnicas de comunicação para lidar com saúde mental de crianças e adolescentes na atenção primaria”. Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários específicos de conhecimento e o Questionário de conhecimento, atitudes e prática (CAP). Os resultados apontaram a aquisição de conhecimento, atitudes e prática tanto pelos médicos quanto pelos enfermeiros. Os resultados deste estudo mostram que o treinamento de profissionais da atenção básica é factível e efetiva.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Bellando, J., & Fussell, J. J. (2015). Autism speaks toolkits : Resources for busy physicians. Clinical Pediatrics, 55(2), 171–175. doi:10.1177/0009922815594587
Biel, M. G., Anthony, B. J., Mlynarski, L., Godoy, L., & Beers, L. S. (2017). Collaborative training efforts with pediatric providers in addressing mental health problems in primary care. Academic Psychiatry, 41(5), 610–616. doi:10.1007/s40596-017-0709-1
Bordini, D., Lowenthal, R., Gadelha, A., Araujo, G. M. Filho, Mari, J. D. J., & Paula, C. S. (2015). Impact of training in autism for primary care providers: A pilot study. Re-vista Brasileira de Psiquiatria (Sao Paulo, Brazil: 1999), 37(1), 63–66. doi:10.1590/ 1516-4446-2014-1367
Brasil. Lei no 8.080 de 19 de setembro de 1990. Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 20 de Setembro de 1990. Retrieved from http://conselho.saude.gov.br/legislacao/index.htm
Chambers, N. J., Vries, P. J. de, Delehanty, A. D., & Wetherby, A. M. (2018). Feasibility of Utilizing Autism Navigator ® for Primary Care in South Africa, 11, 1511–1521. doi:10.1002/aur.2018
Elsabbagh, M., Divan, G., Koh, Y. J., Kim, Y. S., Kauchalli, S., Marcín, C., ... Fombonne, E. (2012). Global prevalence of autism and others pervasive developmental disorders. Autism Research, 5(3),160–179. doi:10.1002/aur.239
Fatori, D., Evans-Lacko, S., Bordin, I. A., & Paula, C. de. (2012). Correspondence Ways out of the crisis behind Bribegate for Child mental health care. The Lancet, 379(9812), e16–e17. doi:10.1016/S0140-6736(12)60105-6
Hepburn, S. L., Blakeley-Smith, A., Wolff, B., & Reaven, J. A. (2016). Telehealth delivery of cognitive-behavioral intervention to youth with autism spectrum disorder and anxiety: A pilot study, 20(2), 207–218. doi:10.1177/1362361315575164
Kobak, K. A., Leuchter, A., DeBrota, D., Engelhardt, N., Williams, J. B., Cook, I. A., ... Al-pert, J. (2010). Site versus centralized raters in a clinical depression trial: Impact on patient selection and placebo response. Journal of Clinical Psychopharmacology, 30(2),193–197. doi:10.1097/JCP.0b013e3181d20912
Lampert, S. S., Lamoglia, A., & Bosa, C. A. (2018). The Importance of evaluating training programs aimed at the identification of early markers of Autism Spectrum Disorder (ASD). Temas em Psicologia, 26, 1411–1425.
Lowenthal, R. (2014). Capacitação em Saúde Mental na Infância e na Adolescência para Pro-fissionais da Atenção Primária. São Paulo: Editora Meckenzie.
Mazurek, M. O., Brown, R., Curran, A., & Sohl, K. (2016). ECHO Autism : A new model for training primary care providers in best-practice care for children with autism. Cli-nical Pediatrics, 56(3), 247–256. doi:10.1177/0009922816648288
Paula, C. S. de, Duarte, C., & Bordini, I. (2007). Prevalence of mental health problems in children and adolescents from the outs-kirts of São Paulo City and estimation of services need and capacity. Revista Brasileira de Psiquiatria, 29, 11–27. doi:10.1590/S1516-44462006005000012
Paula, C. S., Lauridsen-Ribeiro, E., Wissow, L., Bordin, I. A. S., & Evans-Lacko, S. (2012). How to improve the mental health care of children and adolescents in Brazil: ac-tions needed in the public sector. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo, Brazil: 1999), 34(3), 334–351. doi:10.1016/j.rbp.2012.04.001
Paula, C. S., Nakamura, E., Wissow, L., Bordin, I. A., & Nascimento, R. (2009). Primary care and children’s mental health in Brazil. Mental Health and Child Development, 9(4), 249–255. doi:10.1016/j.acap.2009.02.006
Perou, R., Bitsko, R., Blumberg, S. J., Pastor, P., Ghandour, R. M., & Gfroerer, J. C. (2013). Mental health surveillance among children – United States, 2005-2011. MMWR Supplement, 17, 1–35.
Ribeiro, S. H., Paula, C. S. de, Bordini, D., Mari, J. J., & Caetano, S. C. (2017). Barriers to early identification of autism in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, 39, 352–354. doi:10.1590/1516-4446-2016-2141
Silva, L. C., Paula, C. S. D., Teixeira, M. C. T. V., & Lauridsen-Ribeiro, E. (2016). Impact of training program to treat children with autism in CAPSi units. Revista Brasileira de Psiquiatria, 40(3), 296–305. doi:10.1590/1516-4446-2016-2090
Wen, C. L. (2006). Telemedicina e Telessaúde – um panorama no Brasil. Atual Bras Telemed Telessaúde, 2, 3–5.
Wissow, L., Gadomski, A., Roter, D., Larson, S., Brown, J., Zachary, C., ... Wang, M.-C. (2008). Improving child and parent mental health in primary care: A cluster-ran-domized trial of communication skills training. Pediatrics, 121(2), 266–75. doi:10.1542/peds.2007-0418.
Zwaigenbaun, L., Bauman, M. L., Stone, W. L., Yirmiya, N., Estes, A., Hansen, R. L., ... Wetherby, A. (2015). Early identification of Autism Spectrum Disorder: Recommen-dations for practice and research. Pediatrics, 136(1), S60–S81. doi:10.1542/peds.2014-33667E