A Importância da Humanização Profissional no Diagnóstico das Deficiências

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Eloísa Amicucci Campanelli
Silvana Maria Blascovi-Assis

Resumo

A humanização tem sido estudada no âmbito da saúde visando proporcionar um tratamento que leve em conta a totalidade do indivíduo. A humanização em saúde pode ser definida como o resgate do respeito à vida humana, levando-se em conta as circunstâncias sociais, éticas, educacionais, psíquicas e emocionais presentes em todo relacionamento. Ao se falar do momento diagnóstico de uma deficiência acredita-se que a humanização torna-se importante, pois estudos apontam que a atitude do profissional diante da família pode amenizar o choque causado pela notícia. Este trabalho tem como objetivo a reflexão sobre a importância da humanização dos profissionais presentes no momento em que o diagnóstico de uma deficiência é comunicado à família ou aos cuidadores. O método consistiu de revisão bibliográfica sobre humanização, diagnóstico e deficiência e de entrevista semi-estruturada, com duração de uma hora, realizada com a irmã de uma pessoa com Síndrome de West. Foi constatado que a notícia do diagnóstico neste caso não foi realizada de forma adequada, pois o profissional não adotou uma atitude humanizada perante a família, sendo assim incapaz de conter o choque e a angústia dos familiares. Além disso, percebe-se que, por se tratar de momento de extrema importância para a manutenção posterior do tratamento e para o estabelecimento do vínculo entre família-pacienteequipe de saúde, é necessário que a formação profissional na área da saúde contemple uma visão global do indivíduo. É preciso que haja uma busca para um atendimento humanizado e não massificado tanto no sistema privado de atendimento à saúde quanto no público. No diagnóstico das deficiências a humanização é importante, pois o vínculo estabelecido entre profissional da saúde e familiares, no caso do diagnóstico das deficiências, influenciará as atitudes familiares posteriores diante do indivíduo com deficiência.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SÃO PAULO. Disponível em: <http://www.apaesp.org.br/index2.html>. Acesso em: 20 abr. 2004.

BENETTON, L. G. Temas de Psicologia em Saúde – A Relação Profissional-Paciente. 2ed. São Paulo: L.G. Benetton, 2002. 335p.

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS Política nacional de Humanização (versão preliminar). Brasília, 2001.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS, Política Nacional de Humanização. Documento para Discussão. Versão preliminar. Série B. Textos Básicos de Saúde. Brasília, 2003.

BROMBERG, M. H. P. F. A Psicoterapia em Situações de Perdas e Luto. São Paulo: Livro Pleno, 2000. 174p.

CARVALHO, M. C. B.(org). A família contemporânea em debate. São Paulo: Educ/Cortez, 2000. 122p.

FERREIRA, A. B. H.; Novo dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986. 1838 p.

FINNIE, N. A. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. São Paulo: Manole, 1980.

FIUMI, A. Orientação Familiar: O profissional fisioterapeuta segundo percepção das mães de crianças portadoras de paralisia cerebral. São Paulo, 2003. 127p. Dissertação de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

LAING, R. D. A Política da Família e outros ensaios. São Paulo: Martins Fontes, 1971. 155p.

LERCH, I. E. Humanização no hospital. Enfoque, v. 11, n. 1, p. 7-11, Mar. 1983.

MAYRINK, J. M. Anjos de Barro – histórias de pais e filhos especiais. São Paulo: EMW Editores, 1986. 190p.

MUNICE, J.; WETHERELL, M.; LANGAN, M; DALLOS, R & COCHRANE, A. (Eds): Understanding the family. Londres: Sage, 1999.

RIZZOTTO, M. L. F. As Políticas de Saúde e a Humanização da Assistência. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 55, n. 2, p. 196-199, Mar-Abr. 2002.

ROCHA, C. R. S. Deficiência: as reações emocionais do profissional da saúde no momento da notícia. São Paulo, 1999. 128p. Dissertação de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

SALZBERGER-WITTENBERG, I. La relacion asistencial – Aportos Del psicoanálisis keiniano. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1973. 175p.

SCHWARTZMAN, J. S.; TORRE, C. A.; BRUNONI, D.; SCHWARTZMAN, F.; SCHWARTZMAN, M. L. C.; VÍTOLO, M. R.; MILLS, N. D.; CASARIN, S.; GUSMAN, S. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie, 1999. 324P.

SOIFER, R. Psicodinamismos da Família com Crianças – Terapia Familiar com Técnica de Jogo. Petrópolis: Vozes, 1989. 271p.

SOUZA, M.; POSSARI, J. F.; MUGAIAR, K. H. B. Humanização da Abordagem nas Unidades de Terapia Intensiva. Revista Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 77-79, Abr-Mai-Jun. 1985.

TETELBOM, M., FALCETO, O. G., GAZAL, C. H., SHANSIS, F. & WOLF, A. L. A Doença crônica e sua família: importância da avaliação psicossocial. Jornal de Pediatria, São Paulo, v. 69, n. 1, p. 8-11. 1993.