Dislexia e Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem: Diferenças Cognitivo-Linguísticas na Leitura

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Silvia Brilhante Guimarães
Renata Mousinho

Resumo

A compreensão da leitura é produto do desempenho da habilidade de decodificação e compreensão da linguagem. A dificuldade de compreensão da leitura pode ser a consequência de um déficit em qualquer uma dessas habilidades. O objetivo do estudo foi verificar as habilidades subjacentes de leitura em dois grupos clínicos, Dislexia de Desenvolvimento (DD) e Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), buscando suas similaridades e diferenças. A amostra foi de crianças nos anos iniciais da escolarização. Os grupos foram avaliados em compreensão leitora, velocidade de leitura de palavras, processamento fonológico, compreensão e produção de linguagem. Os resultados das comparações entre os dois grupos mostraram que eles foram similares nas habilidades fonológicas, mas diferiram nas habilidades de compreensão e produção da linguagem oral. Nesta habilidade, o grupo DD obteve maior desempenho comparado ao grupo TDL. Concluiu-se que diferentes formas de intervenção são necessárias para suprir as fragilidades específicas de cada grupo.

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Seção
Desenvolvimento Humano

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