Criatividade: Uma Visão Integradora

Conteúdo do artigo principal

Cleusa Kazue Sakamoto

Resumo

O presente artigo busca uma visão global do fenômeno criativo através da experiência criativa, como objeto de estudo, uma vez que os estudos habituais da criatividade se apresentam delimitados à apreensão de aspectos de sua manifestação. Foram realizadas entrevistas com pessoas de diferentes áreas profissionais que relatam suas experiências com a criatividade e, utilizado como guia teórico, a teoria de desenvolvimento emocional de D.W.Winnicott, que representa uma abordagem original do fenômeno criativo. A pesquisa apresenta três novos elementos de compreensão da criatividade: a presença de um sentimento de apropriação que indica um compromisso com o processo criativo, a existência de uma ordem interna que rege as ações relacionadas à experiência e a existência de um espaço e um tempo próprios à atividade criadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sakamoto, C. K. (2000). Criatividade: Uma Visão Integradora. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 2(1), 50–58. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1118
Seção
Artigos

Referências

BARDIN, L. (1977) Análise de Conteúdo. Trad. Augusto Pinheiro e Luís Antero Reto, Lisboa, Edições 70, 1995.

MARSH, D.; VOLLMER, J. The Polyphonic Creative Process: Experiences of Artists and Writers. Pittsburgh University, Greenburg. The Journal of Creative Behavior, vol.25, n.2, p. 106-115, 1991.

SAKAMOTO, C. K. A Criatividade sob a luz da Experiência: A busca de uma visão integradora do fenômeno criativo. São Paulo, 1999. 296p. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

WECHSLER, S.M. Criatividade: Descobrindo e Encorajando. Campinas, Editorial Psy, 1993.

WINNICOTT, D. W. (1965) A Família e o Desenvolvimento do Indivíduo. Trad. Jane Corrêa. Belo Horizonte, Interlivros Editora, 1980.

WINNICOTT, D. W. (1971) O Brincar e a Realidade. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu e Vanete Nobre. Rio de Janeiro, Imago Editora, 1975.

WINNICOTT, D. W. (1986) Tudo Começa em Casa. Trad. Maria Estela Heider Cavalheiro. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1989.