Chamada especial para submissão de artigos - COVID-19: Impacto psicológico nos indivíduos, famílias e sociedade

2020-04-30

Processo de Revisão Prioritário

Data-limite de submissões (consideração em fluxo contínuo): 31 de agosto de 2020

Data-limite de decisão final: 31 de outubro de 2020

A pandemia de COVID-19 tem gerado significativas alterações no dia-a-dia das pessoas, com possível impacto psicológico a curto, médio e longo-prazo. Nesse sentido, a teoria, prática e pesquisa em Psicologia têm o potencial de oferecer uma melhor compreensão dos impactos nos indivíduos, famílias e sociedade, bem como oferecer propostas de intervenção e reflexões para a prática profissional e as políticas públicas dedicadas a atenuar esses impactos.

Neste contexto, a Revista Psicologia: Teoria e Prática, convida a submissão de manuscritos sobre a pandemia do COVID-19, na perspectiva do impacto psicológico nos indivíduos, famílias e sociedade.

Os temas abordados poderão cobrir, mas não se esgotam, nos seguintes:

Psicologia e Educação – Impacto do isolamento/ distanciamento social nos processos de ensino, relação ensino-aprendizagem, ensino à distância, perspectivas dos professores, impacto nas práticas inclusivas e em políticas públicas na área de Educação.

Psicologia Clínica – Investigação e análise dos impactos psicológicos da pandemia, das estratégias de enfrentamento e de seus efeitos em pessoas saudáveis, pessoas que já apresentavam comorbidades (psiquiátricas ou não) e nos diferentes profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento desta crise; Contribuições e desafios do atendimento psicológico online durante o período de isolamento/ distanciamento social.

Desenvolvimento Humano – Impacto do isolamento/ distanciamento social no funcionamento emocional e comportamental de crianças e adolescentes (neurotípicas ou com transtornos do neurodesenvolvimento); Práticas parentais de manejo de problemas emocionais e de comportamento de crianças e adolescentes durante o período de isolamento /distanciamento social; Efeitos psicológicos da desinformação sobre COVID-19 sobre crianças e adolescentes e seus pais.

Psicologia Social – Análise das implicações psicossociais da pandemia nas instituições, no mundo do trabalho, na saúde coletiva, nos contextos comunitários e na vida das populações socialmente vulneráveis. Impactos do rompimento do cotidiano em comunidades e efeitos socioeconômicos do isolamento social. Discussão sobre políticas públicas e direitos humanos no contexto da crise sanitária.

Avaliação Psicológica – Teleassessment: diretrizes, procedimentos, evidências de validade e fidedignidade; Protocolos/baterias para avaliação de vulnerabilidade em saúde mental para familiares e pessoas que têm/tiveram COVID-19; Adaptação de procedimentos de testes para pessoas em situação de quarentena/distanciamento social compulsório.

Instruções aos autores

Os autores interessados são convidados a submeter o título e resumo expandido da proposta (em Português ou Inglês) até 31.07.2020, para avaliação rápida do encaixe da mesma no escopo desta chamada e da revista (a resposta será dada em duas semanas).

Em caso de aprovação da proposta inicial, os autores serão convidados a desenvolver o manuscrito completo - em Inglês - e a submetê-lo até 31.08.2020. Ressaltamos que a aprovação do resumo não assegura aprovação do manuscrito para publicação na revista – as mesmas etapas de revisão e controle de qualidade serão seguidas.  Os manuscritos submetidos até 31.08.2020 serão avaliados em fluxo contínuo, por ordem da submissão e uma decisão final será emitida até 31.10.2020.

Serão consideradas submissões em qualquer das modalidades publicadas na revista: artigos originais (até 25 páginas); artigos teóricos/análise crítica do tema (até 15 páginas); artigos de revisão (até 25 páginas); artigos de casos clínicos (até 10 páginas) e informes breves (até 5 páginas). Para mais informações sobre a estruturação de cada modalidade: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/about/submissions

No momento da submissão do trabalho, pedimos aos autores que especifiquem na carta de apresentação que se trata de uma submissão ao número especial COVID-19: Impacto psicológico nos indivíduos, famílias e sociedade.

Instruções para elaboração do resumo expandido (em Português ou Inglês)

De 1.200 a 1.500 palavras.

Para artigos empíricos, o resumo deve conter as seguintes subseções:

Introdução: contendo estado da arte, justificativa, objetivos e hipóteses do estudo; Método: Amostra, instrumentos/medidas e procedimento (incluindo informações sobre aprovação ética pelo CEP/CONEP), bem como estratégia de análise de dados; Resultados: Descrição dos resultados obtidos ou resultados preliminares; Discussão: análise crítica dos resultados obtidos (ou possíveis interpretações dos resultados esperados) e suas implicações para a compreensão do impacto psicológico da pandemia COVID-19; Referências; Cronograma (facultativo): Apenas no caso de estudos em andamento, os autores deverão incluir um cronograma com os prazos esperados para as tarefas por concluir, permitindo a avaliação da exequibilidade da finalização do estudo dentro do prazo de submissão da versão completa do manuscrito.

Para artigos teóricos, seguir as subseções indicadas no site da revista: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/about/submissions

Para mais informações: revistapsico@mackenzie.br; ana.c.osorio.rptp@gmail.com