O mito de Eros e Psiquê na obra East, de Edith Pattou

Autores

  • Patricia Giampaoli Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

intertextualidade, mito, literatura comparada

Resumo

Muito da produção literária tem sido realizada a partir da reutilização de textos antigos, clássicos e mitológicos. Dentre as fontes de inspiração, o mito de Eros e Psiquê tem sido utilizado recorrentemente para expor a importância da confiança entre os amantes, o arrependimento e a busca pela redenção. Neste artigo, foi analisado o livro infanto-juvenil East da norte-americana Edith Pattou. O principal objetivo dessa análise foi identificar os elementos da narrativa mítica de Eros e Psiquê usados na construção do romance moderno Edith Pattou, usando como base teórica textos sobre literatura comparada, intertextualidade e estudos de mitologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APULEIUS. The Golden ass. Hackett Publishing Company, Inc. Indiana. 2007.

CAMPBELL, Joseph. O poder do Mito, com Bill Moyers, Org. FLOWERS, Betty Sue. Trad. MOISÉS, Carlos Felipe. São Paulo: Palas Athena, 1.ed. 1990.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 4.ed 2006.

PATTOU, Edith. East. Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company, Inc., Flórida. 2005.

SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade: memória da literatura. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SCHOLES, Robert; PHELAN, James; KELLOGG, Robert. The nature of narrative. Oxford University Press. Fortieth anniversary ed. 2006.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores, 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Giampaoli, P. (2025). O mito de Eros e Psiquê na obra East, de Edith Pattou. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 25(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17828