O mito de Eros e Psiquê na obra East, de Edith Pattou
Palabras clave:
intertextualidade, mito, literatura comparadaResumen
Muito da produção literária tem sido realizada a partir da reutilização de textos antigos, clássicos e mitológicos. Dentre as fontes de inspiração, o mito de Eros e Psiquê tem sido utilizado recorrentemente para expor a importância da confiança entre os amantes, o arrependimento e a busca pela redenção. Neste artigo, foi analisado o livro infanto-juvenil East da norte-americana Edith Pattou. O principal objetivo dessa análise foi identificar os elementos da narrativa mítica de Eros e Psiquê usados na construção do romance moderno Edith Pattou, usando como base teórica textos sobre literatura comparada, intertextualidade e estudos de mitologia.
Descargas
Citas
APULEIUS. The Golden ass. Hackett Publishing Company, Inc. Indiana. 2007.
CAMPBELL, Joseph. O poder do Mito, com Bill Moyers, Org. FLOWERS, Betty Sue. Trad. MOISÉS, Carlos Felipe. São Paulo: Palas Athena, 1.ed. 1990.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 4.ed 2006.
PATTOU, Edith. East. Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company, Inc., Flórida. 2005.
SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade: memória da literatura. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.
SCHOLES, Robert; PHELAN, James; KELLOGG, Robert. The nature of narrative. Oxford University Press. Fortieth anniversary ed. 2006.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores, 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Patricia Giampaoli

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








