Entre o ser e o ter: O espaço ficcional na construção do insólito em Kentukis, de Samantha Schweblin
Palavras-chave:
Insólito; Espaço ficcional; Samanta Schweblin.Resumo
Este trabalho visa refletir a respeito da construção espacial e dos recursos narrativos utilizados para a construção do insólito na obra Kentukis (2018), de Samanta Schweblin. Consideraremos o espaço ficcional em duas esferas. A primeira é a do espaço ficcional de ser um kentuki e a ambivalência do espaço ocupado pela personagem de estar e não-estar no espaço ficcional através do kentuki. A segunda é a do espaço ficcional de ter um kentuki e as relações entre intimidade, exposição e vigilância. Analisaremos o espaço ficcional sob o ponto de vista da pesquisadora Claudia Barbieri (2019), que apresenta o espaço ficcional como um agente ativo da obra, em constante diálogo com as personagens e que compõe o que a autora chama de "cartografia simbólica". Em face desse contexto, indagamos: Como que o espaço ficcional funciona para conceber os elementos insólitos e ambientar a narrativa? Qual o contraste entre as duas esferas do espaço ficcional analisadas da obra?
Downloads
Referências
AGUIAR, Cristhiano. Narrativas e espaços ficcionais. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017.
ATIK, Maria Luiza. “Samantha Schweblin - ficcionista”. Dicionário do Insólito Ficcional. 21 mai. 2019. Disponível em: <https://www.insolitoficcional.uerj.br/samanta-schweblin-ficcionista/>. Acesso em 27 jul. 2023.
ATWOOD, M. Negotiating with the Dead: A Writer on Writing. Nova York: Anchor Books, 2003.
BACHELARD, Gaston. The Poetics of Space. New York: Penguin Books, 2014.
BARBIERI, Claudia. Arquitetura literária: sobre a composição do espaço narrativo. In:
BORGES FILHO, O.; BARBOSA, S. (Orgs.). Poéticas do espaço literário. São Carlos: Claraluz, p. 105-125, 2009.
GABRIEL, Ruan de Souza. “Samanta Schweblin: ‘Se literatura feita por mulheres é apenas uma moda, fracassamos como sociedade’”. O Globo. 31 jul. 2021. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/livros/samanta-schweblin-se-literatura-feita-por-mulheres-apenas-uma-moda-fracassamos-como-sociedade-25134349>. Acesso em 27 jul. 2023.
SCHWEBLIN, Samatha. Kentukis. São Paulo: Fósforo Editora, 2021.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2010.
TORRES, Bolívar. “Autoras lideram nova onda de literatura latino-americana marcada pelo insólito e pelo terror”. O Globo. 18 mai. 2021. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/livros/autoras-lideram-nova-onda-de-literatura-latino-americana-marcada-pelo-insolito-pelo-terror-25019024>. Acesso em 27 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giovanna Suleiman das Dores, Fernanda da Cunha Correia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.