A lusofonia no âmbito da geopolítica e da globalização

Movimentos que (des)integram línguas, culturas e memórias

Autores

  • Andre Luiz de Faria Universidade Federal de santa Catarina

Palavras-chave:

Lusofonia., Movimento., Memória cultural.

Resumo

Este artigo trata da presença da língua portuguesa em diferentes lugares do mundo, de sua representatividade e suas diferenças e similaridades ante culturas díspares. Para melhor compreensão do movimento lusófono perante as implicações da pós-modernidade e da globalização, presumimos que, além da estrutura morfossintática dispensada ao português, o que mais movimenta e nos faz compreender a língua portuguesa são os relatos, os sentimentos, as vivências, as práticas e os comportamentos manifestados por seus falantes – geradores da memória linguística e cultural. Tomamos como ponto representativo do universo lusófono: Brasil, Goa, Japão, Moçambique e Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRITO, R. P. Língua e identidade no universo da lusofonia: aspectos de Timor-Leste e Moçambique. São Paulo: Terracota, 2013.

COUTO, M. Luso-afonias. A lusofonia entre viagens e crimes. In: COUTO, M. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. Lisboa: Editorial Caminho, 2009. p. 183-198.

CUNHA, M. F. Padre António Vieira. Lisboa: Edições 70, 2012.

FALCONI, J. Literaturas africanas, língua portuguesa e narrativas da lusofonia: alguns parágrafos em torno da invenção das narrativas da lusofonia. Lisboa: Edições Colibri, 2013.

LESSER, J. A negociação da identidade nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

LOURENÇO, E. A nau de Ícaro. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

LOURENÇO, E. A nau de Ícaro seguido de imagem e miragem da lusofonia. Lisboa: Gradiva, 2004.

MARTINS, L. P. Um império de papel. Lisboa: Edições 70, 2012.

MARTINS, M. L. Lusofonia e luso-tropicalismo, equívocos e possibilidades de dois conceitos hiperidentitários. In: BASTOS, N. (ed.). Língua portuguesa: reflexões lusófonas. São Paulo: Educ, 2006. p. 49-62.

PRADO, J. C. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1942.

SANTOS, B. S. Os processos da globalização. In: SANTOS, B. S. (org.). A globalização e as ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 25-102.

VENÂNCIO, J. C. Lusofonia e cânone lusófono. Da controvérsia dos conceitos à manifestação de duas escritas a partir da margem. In: CRISTÓVÃO, F. (org.). Ensaios lusófonos. Coimbra: Almedina, 2013. p. 83-99.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórico e conceitual. In: SILVA, T. T. da (ed.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-68.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Luiz de Faria, A. (2022). A lusofonia no âmbito da geopolítica e da globalização: Movimentos que (des)integram línguas, culturas e memórias. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 22(1), 18–31. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15048