O Lugar da Proprioceptividade na Significação de Videogames

Autores

  • Mario Teodoro Junior UNESP

Palavras-chave:

Percepção, Sensível, Videogames

Resumo

Levantamos, aqui, uma seleção de conceitos e princípios caros à semiótica discursiva, relativos à dimensão sensível da percepção, mobilizados na descrição da presença de um jogador de videogames frente às grandezas enunciadas por um jogo eletrônico, que chegam a esse intérprete e significam, face a uma memória sensível e a um projeto coerente de como triunfar na narrativa do jogo. Pautando-se, sobretudo, nos desenvolvimentos de Jacques Fontanille sobre as práticas e a percepção, podemos identificar a operacionalidade do viés fenomenológico da teoria na análise da proprioceptividade nas práxis interpretativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003.
FONTANILLE, J. Corpo e sentido. Tradução de Fernanda Massi e Adail Sobral. Londrina: Eduel, 2016.
FONTANILLE, J. Pratiques sémiotiques. Paris: Presses Universitaires de France, 2008a.
FONTANILLE, J. Práticas semióticas: imanência e pertinência, eficiência e otimização. In: DINIZ, M. L. V. P.; PORTELA, J. C. (orgs.) Semiótica e mídia: textos, práticas, estratégias. Bauru: UNESP/FAAC, 2008b, p.15-74.
FONTANILLE, J. Soma & séma: figures du corps. Paris: Maisonneuve & Larose, 2004.
GREIMAS, A. J. Da imperfeição. Tradução de Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2013.
LANDOWSKI, E. Interações arriscadas. Tradução de Luiza Helena da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 4ª ed. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Organização de Charles Bally e Albert Schehaye. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 28ª ed. São Paulo: Cultrix, 2012.
ZILBERBERG, C. Elementos de semiótica tensiva. Tradução Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê editorial, 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Teodoro Junior, M. (2021). O Lugar da Proprioceptividade na Significação de Videogames. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 21(2), 158–173. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/14486