A escrita como prática social no processo de formação de professores no curso de Letras da URCA
Palavras-chave:
Formação docente. Produção textual. Práticas sociais da escrita.Resumo
Este artigo compartilha uma experiência de produção textual efetivada com estudantes de Letras da Universidade Regional do Cariri – Campus Missão Velha. Embasa-nos teoricamente a perspectiva dos Estudos do Letramento e o conceito de Multiletramentos. A metodologia é de cunho qualitativo, partindo de uma pesquisa-ação. A experiência demonstra que a vivência processual e eivada de funções sociais da produção textual permite que os professores em formação percebam a escrita em função de contextos de interação, supondo-se que, quando em exercício, eles construirão metodologias que permitam seus alunos a interagirem criticamente por via da escrita.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Huditec, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KLEIMAN, A. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da leitura e da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.
KLEIMAN, A. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, v. 2, p. 375-400, jul./dez. 2010.
KLEIMAN, A. Entrevista concedida a Cosme Batista do Santos e Maria Nazaré Mota de Lima em 2010. Disponível em: <http://www.poscritica.uneb.br >. Acesso em: 17 fev. 2019.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.
SILVA, E. T. Concepções de leitura e suas consequências no ensino. Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. 31, p. 11-19, jan./jun. 1999.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, A.; PAULINO, G.; MARTINS, A. (org.) Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.