A escrita como prática social no processo de formação de professores no curso de Letras da URCA
Keywords:
Formação docente. Produção textual. Práticas sociais da escrita.Abstract
Este artigo compartilha uma experiência de produção textual efetivada com estudantes de Letras da Universidade Regional do Cariri – Campus Missão Velha. Embasa-nos teoricamente a perspectiva dos Estudos do Letramento e o conceito de Multiletramentos. A metodologia é de cunho qualitativo, partindo de uma pesquisa-ação. A experiência demonstra que a vivência processual e eivada de funções sociais da produção textual permite que os professores em formação percebam a escrita em função de contextos de interação, supondo-se que, quando em exercício, eles construirão metodologias que permitam seus alunos a interagirem criticamente por via da escrita.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Huditec, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KLEIMAN, A. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da leitura e da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.
KLEIMAN, A. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, v. 2, p. 375-400, jul./dez. 2010.
KLEIMAN, A. Entrevista concedida a Cosme Batista do Santos e Maria Nazaré Mota de Lima em 2010. Disponível em: <http://www.poscritica.uneb.br >. Acesso em: 17 fev. 2019.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.
SILVA, E. T. Concepções de leitura e suas consequências no ensino. Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. 31, p. 11-19, jan./jun. 1999.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, A.; PAULINO, G.; MARTINS, A. (org.) Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.