Elaboração de enunciados de atividades para sequência didática em curso de extensão sobre a didatização: um estudo de caso em Linguística Aplicada

Autores

  • Milene Bazarim Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). http://orcid.org/0000-0002-1889-4386
  • Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo Professora titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). http://orcid.org/0000-0003-1996-8575

Palavras-chave:

Sequência Didática

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem de elaboração de enunciados de solicitação de produção de texto no contexto do curso de extensão “Didatização de gênero textuais: articulação entre escrita e análise linguística”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, vinculada ao campo de estudos da Linguística Aplicada, cujo corpus é constituído pelas atividades realizadas pelos cursistas. Os resultados apontam que, no decorrer do curso, os cursistas passaram a considerar as condições de produção textual (capacidade de ação) nas propostas de produção de texto de um determinado gênero.

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Biografia do Autor

Milene Bazarim, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2002), especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (2004) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Está cursando o doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco. É organizadora, juntamente com Adair Vieira Gonçalves, do livro Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita e foco, Ed. Pontes, 2013, no qual também publicou o artigo Os gêneros na construção da interação entre professora e aluno(s) e os impactos no processo de ensino-aprendizagem da escrita. Possui o artigo A construção da interação entre professora e alunos em contexto escolar publicado no livro Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor, Ed. Parábola, 2006, organizado pela Profa. Dra. Inês Signorini. Em co-autoria com Ana Sílvia Moço Aparício, publicou, em 2012, pela Editora da UFMG, o artigo A inovação no ensino de gramática na Proposta Curricular de São Paulo para o ensino de Língua Portuguesa no livro Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Já atuou como professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Atualmente, é professora assistente da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da UFCG, na qual ministra as seguintes disciplinas: Morfologia do Vocábulo, Paradigmas de Ensino, Tópicos Especiais de Língua Portuguesa e Linguística - Correção de Textos do Ensino Fundamental; Tópicos Especiais de Língua Portuguesa e Linguística - Correção de Textos do Ensino Médio, Planejamento e Avaliação. Áreas de pesquisa: linguagem e educação; interação mediada pela escrita; alfabetização e letramento; letramento literário; processos de inovação no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; letramento do professor; entre outras. Membro do grupo de pesquisa "Teorias de Linguagem e Ensino" e pesquisadora no projeto "Gêneros textuais como objeto de ensino: perspectivas teóricas e instrumentos pedagógicos", coordenado pela Profa. Dra. Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo.

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Professora titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste, Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado e Estágio pós-doutoral em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente no ensino e na orientação de pesquisas sobre ensino de língua materna, formação de professor e análise de material didático. Participa do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino. É membro do conselho editorial da coleção Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, do conselho editorial da revista Leia Escola do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e ensino da UFCG e da Revista Brasileira de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFMG. Tem publicado capítulos de livros, artigos em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais.

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

Bazarim, M., & Reinaldo, M. A. G. de M. (2020). Elaboração de enunciados de atividades para sequência didática em curso de extensão sobre a didatização: um estudo de caso em Linguística Aplicada. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(2), 146–164. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12797