Elaboração de enunciados de atividades para sequência didática em curso de extensão sobre a didatização: um estudo de caso em Linguística Aplicada
Keywords:
Sequência DidáticaAbstract
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem de elaboração de enunciados de solicitação de produção de texto no contexto do curso de extensão “Didatização de gênero textuais: articulação entre escrita e análise linguística”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, vinculada ao campo de estudos da Linguística Aplicada, cujo corpus é constituído pelas atividades realizadas pelos cursistas. Os resultados apontam que, no decorrer do curso, os cursistas passaram a considerar as condições de produção textual (capacidade de ação) nas propostas de produção de texto de um determinado gênero.
Downloads
References
ALVES, M.F.; MEIRA, V.L. Enunciados de escrita a partir de contextos de formação continuada. Anais do X Seminário nacional sobre ensino de língua materna, estrangeira e de literaturas. Campina Grande – PB: UAL/UFCG, 2017. Disponível em:<http://2017.selimel.com.br/wp-content/uploads/2017/12/SELIMEL-F%C3%81TIMA-E- VANDERLEIA-VERS%C3%83O-FINAL.pdf>. Último acesso em 27/nov./2018.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC,1998.
BLOMMAERT, J. Contexto é/como crítica. In: SIGNORINI, I. (org.) Situar a língua[gem]. São Paulo: Parábola, 2008. p. 91-116.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
GATINHO, J.B.M. Sequências de atividades didáticas propostas por professores em formação continuada. In: In: SIGNORINI, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p.143-156.
HANKS, W.F. A língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bordieu e Bakhtin. São Paulo-SP: Contexto, 2008.
MACHADO, Anna Rachel. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J.L.; BONINI; Adair; MOTTA-ROTH, Desirée. (Orgs.) Gêneros textuais, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 237-259.
MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais (parte 1). Revista DLCV, João Pessoa-PB, v.1, n.1., 2003, p. 9-18. Disponível em: < http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/7434/4503 >. Último acesso em 27/nov./2018.
MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais (parte 1). Revista DLCV, João Pessoa-PB, v.2, n.1., 2003, p. 19-40. Disponível em: < http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/7435/4504>. Último acesso em 27/nov./2018.
MIRANDA, F. Considerações sobre o ensino de gêneros textuais: pesquisa e intervenção. In: __________; LEURQUIN. E; COUTINHO, M. A.(org.) Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologias da pesquisa para o professor pesquisador. 2.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA-LOPES, L.P. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 67-84.
SIGNORINI, I. Prefácio. In: SIGNORINI, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
SIGNORINI, I.. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto de pesquisa em Linguística Aplicada. In: SIGNORINI, I. ; CAVALCANTI, M.C. (Orgs). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998, p.99-112.
SWIDERSKY, R.M.S.; COSTA-HÜBES, T.C. Abordagem sociointeracionista & sequência didática: relato de uma experiência. Línguas e Letras, Cascavel, v.10, n.18, 2009, p. 113-128.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre-RS: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.