“O Brasil feliz de novo”
análise discursiva da campanha eleitoral petista nas eleições de 2018
Palavras-chave:
Análise do Discurso, Discurso político, ArgumentaçãoResumo
Com base nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, este artigo propõe-se a trazer uma reflexão sobre a campanha eleitoral petista durante a disputa do cargo de presidente da República nas eleições de 2018. Utilizando principalmente os conceitos de formação ideológica, de Louis Althusser, de formação discursiva, de Michel Foucault, e de argumentação no discurso e ethos discursivo, apresentados na obra de Ruth Amossy, busca-se abordar a adaptação do discurso e das estratégias argumentativas do partido nos dois diferentes momentos das eleições: primeiro e segundo turnos.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Biblioteca Universal Presença, 1969.
AMOSSY, R. Argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
CALEGARI, L.; CALEIRO, J. P. Lula e Bolsonaro crescem em intenção de votos, diz pesquisa CNT/MDA. G1, 20 ago. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/lula-lidera-intencao-de-votos-em-pesquisa-cnt-mda/. Acesso em: 10 nov. 2018.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios de análise. Campinas: Pontes, 2015.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.