Quando foi que falamos a verdade?: entre sofistas e filósofos, na Antiguidade, e os distúrbios informacionais e a pós-verdade, na Contemporaneidade
Between Sophists and Philosophers in Antiquity and Information Disorders and Post-Truth in Contemporary Times
Palavras-chave:
sofistas, pós-verdade, desinformaçãoResumo
A verdade, à simples vista, pode parecer óbvia, mas os distúrbios informacionais do nosso tempo, por exemplo, as notícias fabricadas ou o mal uso de informações verídicas, levam-nos a questionar o estado da verdade na Contemporaneidade, ou em outros termos, a questão da pós-verdade. Este artigo objetiva pensar essa conjuntura olhando para trás, para as disputas entre filósofos e sofistas gregos no séc. V AEC, enfocando na concepção de mundo dos sofistas. A proposta de solução é um conceito múltiplo de verdade que contemple as especificidades de cada área do saber desenvolvida pelos seres humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Paula Ribeiro Câmara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








