A Ilíada no século XXI: releituras clássicas entre a epopeia homérica e a fanfiction
Classical Reinterpretations Between Homeric Epic and Fanfiction
Mots-clés :
Homero, Recepção dos clássicos, FanfictionRésumé
Este artigo analisa a recepção contemporânea de Homero, exemplificada pelo romance A canção de Aquiles (2012), de Madeline Miller, e por fanfictions escritas sobre a Ilíada, com o objetivo de compreender o que há de específico na leitura dos clássicos do século XXI. O referencial teórico se baseia nas teorias da Recepção dos Clássicos, de Charles Martindale, e da Intertextualidade, de Julia Kristeva, além dos estudos de Alexandra Edwards sobre fanfiction. Através da análise do romance de Miller e das fanfictions encontradas, constata-se o perene interesse do público pela cultura clássica e a valorização de uma cultura participativa, que interage diretamente com o cânone e o mantém sempre atual.
Téléchargements
Références
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
DE POURCQ, Maarten. Classical reception studies: Reconceptualizing the study of the Classical tradition. The International Journal of the Humanities, v. 9, n. 4, p. 219-226, 2012.
EDWARDS, Alexandra. Before Fanfiction: Recovering the Literary History of American Media Fandom. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2023. Edição do Kindle.
GONZÁLEZ PÉREZ, Leticia. Classical tradition and reception studies in contemporary literature written in English: The song of Achilles by Madeline Miller. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Estudos Ingleses, Universidade de Almería, Almeria, 2015.
HOMERO. Ilíada. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
JOKIVUORI, Alina. “I cannot name the thing I hope for”: The Reimagining of Achilles and Patroclus in Madeline Miller's The Song of Achilles. Dissertação – University of Helsinki, 2023. Disponível em: https://ethesis.helsinki.fi/repository/handle/123456789/46646. Acesso em: 27 set. 2023.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MARTINDALE, Charles. Introduction: Thinking Through Reception. In: MARTINDALE, Charles; THOMAS, Richard (Orgs.). Classics and the uses of reception. Oxford: Blackwell, 2006.
MILLER, Madeline. A canção de Aquiles. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Jangada, 2013.
MILLER, Madeline. Q & A with Madeline Miller, 2023. Disponível em: http://madelinemiller.com/q-a-the-song-of-achilles/. Acesso em: 25 jun. 2024.
MIRANDA, Fabiana Móes. Fandom: um novo sistema literário digital. Hipertextus Revista Digital, n. 3, 2009. Disponível em: https://digitalartarchive.at/fileadmin/user_upload/Virtualart/PDF/88_Fabiana-Moes-MIRANDA.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.
SIGNOR, Jeremy. Hades gets the queer love story right with Achilles and Patroclus. PCGamesN, 2020. Disponível em: https://www.pcgamesn.com/hades/achilles-patroclus-relationship. Acesso em: 27 set. 2023.
STRUZZIERO, Maria Antonietta. A New Voice for an Ancient Story. ANGLICA-An International Journal of English Studies, v. 30, n. 1, p. 133-152, 2021.
WILLIS, Victoria. "The classical canon and/as transformative work." Transformative Works and Cultures, v. 21. 2016. p. 1-8. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/lhapapers/3149/. Acesso em: 26 mar. 2024.
WOODHOUSE, Taylore Nicole. Digital archives, fandom histories, and the reproduction of the hegemony of play. Transformative Works and Cultures, v. 37, 2022. Disponível em: journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/download/2105/2991?inline=1. Acesso em: 26 mar. 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Carolina Ramos Henrique 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








