A Ilíada no século XXI: releituras clássicas entre a epopeia homérica e a fanfiction
Classical Reinterpretations Between Homeric Epic and Fanfiction
Palabras clave:
Homero, Recepção dos clássicos, FanfictionResumen
Este artigo analisa a recepção contemporânea de Homero, exemplificada pelo romance A canção de Aquiles (2012), de Madeline Miller, e por fanfictions escritas sobre a Ilíada, com o objetivo de compreender o que há de específico na leitura dos clássicos do século XXI. O referencial teórico se baseia nas teorias da Recepção dos Clássicos, de Charles Martindale, e da Intertextualidade, de Julia Kristeva, além dos estudos de Alexandra Edwards sobre fanfiction. Através da análise do romance de Miller e das fanfictions encontradas, constata-se o perene interesse do público pela cultura clássica e a valorização de uma cultura participativa, que interage diretamente com o cânone e o mantém sempre atual.
Descargas
Citas
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
DE POURCQ, Maarten. Classical reception studies: Reconceptualizing the study of the Classical tradition. The International Journal of the Humanities, v. 9, n. 4, p. 219-226, 2012.
EDWARDS, Alexandra. Before Fanfiction: Recovering the Literary History of American Media Fandom. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2023. Edição do Kindle.
GONZÁLEZ PÉREZ, Leticia. Classical tradition and reception studies in contemporary literature written in English: The song of Achilles by Madeline Miller. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Estudos Ingleses, Universidade de Almería, Almeria, 2015.
HOMERO. Ilíada. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
JOKIVUORI, Alina. “I cannot name the thing I hope for”: The Reimagining of Achilles and Patroclus in Madeline Miller's The Song of Achilles. Dissertação – University of Helsinki, 2023. Disponível em: https://ethesis.helsinki.fi/repository/handle/123456789/46646. Acesso em: 27 set. 2023.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MARTINDALE, Charles. Introduction: Thinking Through Reception. In: MARTINDALE, Charles; THOMAS, Richard (Orgs.). Classics and the uses of reception. Oxford: Blackwell, 2006.
MILLER, Madeline. A canção de Aquiles. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Jangada, 2013.
MILLER, Madeline. Q & A with Madeline Miller, 2023. Disponível em: http://madelinemiller.com/q-a-the-song-of-achilles/. Acesso em: 25 jun. 2024.
MIRANDA, Fabiana Móes. Fandom: um novo sistema literário digital. Hipertextus Revista Digital, n. 3, 2009. Disponível em: https://digitalartarchive.at/fileadmin/user_upload/Virtualart/PDF/88_Fabiana-Moes-MIRANDA.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.
SIGNOR, Jeremy. Hades gets the queer love story right with Achilles and Patroclus. PCGamesN, 2020. Disponível em: https://www.pcgamesn.com/hades/achilles-patroclus-relationship. Acesso em: 27 set. 2023.
STRUZZIERO, Maria Antonietta. A New Voice for an Ancient Story. ANGLICA-An International Journal of English Studies, v. 30, n. 1, p. 133-152, 2021.
WILLIS, Victoria. "The classical canon and/as transformative work." Transformative Works and Cultures, v. 21. 2016. p. 1-8. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/lhapapers/3149/. Acesso em: 26 mar. 2024.
WOODHOUSE, Taylore Nicole. Digital archives, fandom histories, and the reproduction of the hegemony of play. Transformative Works and Cultures, v. 37, 2022. Disponível em: journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/download/2105/2991?inline=1. Acesso em: 26 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Carolina Ramos Henrique

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








