O Livro de São Cipriano: a trajetória de um manual de magia no mercado editorial brasileiro

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Mots-clés :

História dos Livros, Mercado Literário

Résumé

O Livro de São Cipriano é um produto relevante do mercado editorial brasileiro, sendo publicado há mais de 100 anos. O presente artigo traça uma trajetória editorial deste título no Brasil entre 1870 e 1970, utilizando anúncios e colunas de imprensa como fontes históricas. A partir da apresentação e contextualização do que é o livro e de uma discussão metodológica sobre a natureza das fontes, traça-se a trajetória da obra por décadas e finaliza com uma discussão sobre a possibilidade do livro ser considerado best-seller, esquecido nas pesquisas e análises sobre o mercado editorial e da história dos livros.

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Biographie de l'auteur

Inês Teixeira Barreto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Pesquisa as práticas mágico-religiosas brasileiras, com foco no século XX e na relação de sincretismos e hibridismos entre práticas de origens distintas. Atualmente desenvolve pesquisas sobre livros e manuais de magia produzidos no Brasil.Possui experiência no trabalho com fontes primárias, em especial fontes de imprensa e livros. Linhas de pesquisa: História Cultural, História dos Livros, História da Bruxaria e Magia, História do Brasil.Atua profissionalmente no mercado de comunicação e ministra aulas e minicursos de maneira independente.

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Publiée

2025-03-24

Comment citer

Teixeira Barreto, I. (2025). O Livro de São Cipriano: a trajetória de um manual de magia no mercado editorial brasileiro. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 25(1). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17656