O componente didático da Grammatica portugueza: 1º anno para uso dos cursos primários (1932 [1905]), de Julio Pires Ferreira (1868-1930)

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Mots-clés :

Historiografia da Linguística, Gramaticografia, Componente didático

Résumé

Este artigo analisa o componente didático da Grammatica portugueza: 1º anno para uso dos cursos primarios, de autoria do professor e gramático Julio Pires Ferreira, publicada pela primeira vez em 1905 e adotada em escolas do estado de Pernambuco nas cinco primeiras décadas do século 20. Para realizar os movimentos analíticos, nos ancoramos no aporte teórico-metodológico da Historiografia da Linguística, nos termos expostos em Swiggers (2012, 2019), Koerner (2014) e Altman (2012). Como resultados, verificamos que a obra apresenta caráter preponderantemente prático, com definições simplificadas e concisas e com a inserção de exercícios que, em sua maioria, abordavam conhecimentos relacionados à análise metalinguística e à norma-padrão.

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Biographie de l'auteur

Fábio Albert Mesquita, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Integrante do Grupo de Pesquisa Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (HGEL-UFPB).

Références

(i) Fonte primária

PIRES FERREIRA, J. Grammatica Portugueza: 1º anno, para uso dos Cursos Primarios. 11ª ed. Recife: M. Campos & Cia. Ltda., 1932. 137p.

(ii) Fontes secundárias

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Publiée

2024-11-07

Comment citer

Mesquita, F. A. (2024). O componente didático da Grammatica portugueza: 1º anno para uso dos cursos primários (1932 [1905]), de Julio Pires Ferreira (1868-1930). Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17010