Escavações no insólito-grotesco
abrindo buracos
Mots-clés :
Contemporary literature. Unusual fiction. Grotesque.Résumé
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o insólito ficcional em sua coalisão com o grotesco, enquanto estéticas contemporâneas, atualizadas e pertencentes ao século XXI, apesar de suas longas e conhecidas trajetórias conceituais. Por meio da análise da narrativa Buraco, com um olhar especial para a personagem principal e seu comportamento com relação ao evento insólito que irrompe, além de um passeio por outras narrativas curtas presentes na obra O livro das cousas que acontecem (2003), do escritor Daniel Pellizzari, buscou-se verificar onde e como o insólito-grotesco manifesta-se. A partir da mencionada leitura, verificou-se que estas categorias podem atualizar a maneira como entendermos o mundo contemporâneo, sua dinâmica, seu tempo, suas demandas, pois tencionam nossa relação com o mundo real ao evidenciar, muitas vezes, a aceitação do absurdo travestido de racionalidade.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2008.
BRAVO, Víctor. Los Poderes de la Ficción: Para una Interpretación de la Literatura Fantástica. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana CA, 1987.
DACANAL, José Hildebrando. Ensaios escolhidos. Porto Alegre: Leitura XXI, 2002.
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Prefácio de Cromwell. Trad. Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 2002.
KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. 1ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PRADA OROPEZA, Renato. “El discurso fantástico contemporáneo: tension semántica y efecto estético”. Revista Semiosis, Tercera época, vol. 2, nº 3, Enero-Junio/2006. [p. 54 – 76]
PELLIZZARI, Daniel. O livro das cousas que acontecem. Fábulas metarrealistas. Ilustrações de Luiz Pellizzari. Livros do Mal, 2003.
ROAS, David. Tras los límites de lo real. Una definición de lo fantástico. Madrid: Páginas de Espuma, 2011.
SODRÉ, Muniz. O Social Irradiado: violência urbana, neogrotesco e mídia. (São Paulo: Editora Cortez, 1992.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luciéle Bernardi de Souza 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.