O insólito do curta-metragem Bao
análise das estratégias e efeitos narrativos
Mots-clés :
fantástico, narratologia, audiovisualRésumé
Em seus estudos, Tzvetan Todorov contribuiu para as definições dos saberes da literatura e os gêneros do fantástico. Sendo descrita por fenômenos, espaços ou situações que evadem a percepção do leitor e do personagem. O fantástico é permeado pela hesitação e permitirá conduzi-lo em narrativas através de diferentes perspectivas dos intérpretes da diegese. Assim, para este estudo será examinado a narrativa presente em produtos audiovisuais, a animação Bao criada pelos estúdios Pixar e Disney. Serão examinados os elementos insólitos e quais os efeitos de sentidos são permitidos analisar sob o olhar dos gêneros do fantástico designados por Todorov, edificados por meio da narrativa em computação gráfica.
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Références
BAO. Direção: Domee Shi. Disponível em: <https://www.dailymotion.com/video/x80t3lg>. Online. Acesso em: 04/07/23.
BARBIERI, Claudia. Poéticas do espaço literário. Organizadores: Ozíris Borges Filho, Sidney Barbosa. São Carlos: Editora Claraluz, 2009.
BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2013.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Edições Loyola, 1ª edição, 2013.
PIXAR. Bao. Disponível em: <https://www.pixar.com/bao>. Online. Acesso em: 24/01/23.
TODOROV, T. “Definições do fantástico”. Introdução a Literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1970
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