O acontecimento da Análise do Discurso

1969, o ano que não terminou

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Mots-clés :

Acontecimento, Arqueologia do Saber, Análise Automática do Discurso

Résumé

Este artigo objetiva refletir como o projeto Análise do Discurso, trazido por duas importantes obras, A Arqueologia do Saber de Michel Foucault e Análise Automática do Discurso de Michel Pêcheux, é tão caro para a compreensão do funcionamento discursivo e da extensão de seus efeitos em sociedade. Secundariamente traçaremos aspectos fundamentais dessas obras. Nos apontamentos teórico-metodológicos, levantaremos questões sobre o acontecimento específico de 1969. Delinearemos a conjuntura do desenvolvimento de uma ferramenta absoluta em sua emergência e em sua função inquiridora.

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Biographie de l'auteur

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É colíder do Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL-UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX-UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2).

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Publiée

2024-11-07

Comment citer

Barbosa Soares, T. (2024). O acontecimento da Análise do Discurso: 1969, o ano que não terminou. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15976