Lusofonia e cultura africana na escola
uma proposta de sequência didática a partir do conto “Nós choramos pelo cão-tinhoso”
Mots-clés :
Educação., Lusofonia., Cultura africana.Résumé
Em razão da importância de desenvolver habilidades de compreensão e interpretação de textos nas aulas de língua portuguesa, e também por conta da relevância de apresentar variações do idioma, este artigo propõe uma sequência de aulas para trabalhar com o conto “Nós choramos pelo cão-tinhoso”, de Ndalu de Almeida, no sétimo ano do ensino fundamental, de modo a colaborar para a discussão sobre a cultura de países africanos na educação básica.
Téléchargements
Références
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRITO, R. H. P. de. Papel do português em Timor-Leste. Agália. Revista de Estudos na Cultura, Santiago de Compostela, n. 104, p. 79-99, 2013.
HONWANA, L. B. Nós matamos o Cão Tinhoso! In: HONWANA, L. B. Nós matamos o cão tinhoso. São Paulo: Kapulana, 2019. e-book.
LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
ONDJAKI. Nós choramos pelo Cão Tinhoso. In: CHAVES, R. (org.). Contos africanos: dos países de língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2009. p. 76-82. (Coleção Para Gostar de Ler, v. 44).
SANTOS, H. A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso. São Paulo: Senac, 2001.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.