O dito do “eu” que se foi: um exame semiótico do último adeus nas mensagens dos suicidas
Mots-clés :
semiótica discursiva, facebook, semiótica das paixões, suicídioRésumé
No domínio da Semiótica Discursiva, este artigo é um recorte da minha pesquisa de doutorado, em andamento, que objetiva compreender os efeitos de sentidos nas cartas dos suicidas publicadas na rede social Facebook, nos anos de 2018 a 2020. Partimos da hipótese que o suicídio é um gesto de comunicação transformado em um texto e, assim, é possível investigar os efeitos de sentido passionais. O corpus analisado neste estudo foi nomeado como “a morte do discriminado”, o que torna a postagem do suicida marcada pela paixão malevolente do querer/poder fazer mal ao sujeito que não cumpriu o contrato fiduciário.
Téléchargements
Références
ARIÈS, P. O homem diante da morte. v. 2. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. verificar
_________. História da morte no ocidente: da idade média aos nossos dias. (P. V. de Siqueira, Trans.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2012.
BARROS, D. L. P. A construção discursiva dos discursos intolerantes. In: BARROS, D. L. P (org). Preconceito e intolerância: reflexões linguistico-discursivas, São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011.
_________. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Editora Atica, 2005;
_________. Paixões e apaixonados: Exame semiótico de alguns percursos. In: Cruzeiro Semiótico nº 11/12. Porto, p. 60 a 73. 1990;
CARNEIRO, A.B.F. Suicídio, religião e cultura: reflexões a partir da obra “Sunset Limited”. Reverso, Belo Horizonte , v. 35, n. 65, p. 15-23, jul. 2013 .
FERREIRA, A.B.H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
GREIMAS, A.J; COURTES, J. Dicionário de Semiótica. 2ª edição. São Paulo: Contexto, 2013.
MODESTO, E. Homossexualidade, preconceito e intolerância: análise semiótica de depoimentos. 2010. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09022011-103046/pt-br.php. Acesso em 03 de agosto de 2020.
NATIVIDADE, M.; OLIVEIRA, L. Sexualidades ameaçadoras: religião e homofobia (s) em discursos evangélicos conservadores. Sexualidad, Salud y Sociedad-Revista Latinoamericana, n. 2, p. 121-161, 2009.
NUNAN, A. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansai, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.