A polêmica sobre o sexo sob a voz do narrador no conto “Calor”, de Saramago: uma análise bakhtiniana
Mots-clés :
Dialogismo; Discurso Religioso; SexoRésumé
O presente estudo se propõe a analisar o conto Calor, de Saramago, a partir da perspectiva bakhtiniana. Pergunta-se pelos discursos que se encontram sob as palavras, e pelos efeitos que se pretende produzir no leitor. Os conceitos de interdiscurso, intertextualidade, grotesco e inversão guiaram a pesquisa a fim de trazer à tona as vozes escondidas.
Téléchargements
Références
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. 2. ed. São Paulo: Ed. da Edusp, 2003. pp. 1-9
BERNARDI, Rose M. Rabelais e a sensação carnavalesca do mundo. In: BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2013. pp. 73-94
CALRK, K, HOKLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 4 ed. São Paulo-Brasília: Edunb – Hucitec, 1999.
_______________. Problemas da poética de Dostoiévsky. 2. Ed. São Paulo: Forense Universitária, 1997.
_______________. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1988)
FIORIN, José Luiz. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. 2. ed. São Paulo: Ed. da Edusp, 2003. pp. 29-36
SARAMAGO, José. Calor. Colóquio Letras, Lisboa, n. 8, p.56-58, jul. 1972. Mensal.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.