Dois irmãos

Romance e HQ em sala de aula

Auteurs

  • Adrieli Aparecida Svinar Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Christiane Silveira Batista Universidade Federal da Grande Dourados

Mots-clés :

Adaptação, Método recepcional, Letramento literário

Résumé

Milton Hatoum (2000), e de sua adaptação homônima em HQ, de Fábio Moon e Gabriel Bá (2015), uma reflexão sobre as adaptações (HUTCHEON, 2011) e seu uso em sala de aula, embasadas, principalmente, no método recepcional (BORDINI; AGUIAR, 1988) e no letramento literário de Magda Soares (2006) e Rildo Cosson (2009). Além disso, almeja-se destacar a relevância do trabalho do professor como um mediador capaz de compreender e utilizar os novos suportes midiáticos no ensino básico.

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Bibliographies de l'auteur

Adrieli Aparecida Svinar Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e graduada também em Letras pela mesma universidade. Atualmente, é integrante do Grupo de Estudo InterArtes e membro da comissão organizadora do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC), evento realizado anualmente desde 2016.

Christiane Silveira Batista, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), especialização em Língua Espanhola pela Faculdade Internacional Signorelli e graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na UFGD; é bolsista-formadora em língua espanhola no Centro de Formação UFGD, integrante do Grupo de Estudo InterArtes e coordenadora do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC), evento realizado anualmente desde 2016.

Références

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 66-70.

BORDINI, Maria da Gloria; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre, RS: Mercado Aberto, 1988.

BURLAMAQUE, Fabiane Verardi. Os primeiros passos na constituição de leitores autônomos: a formação do professor. In: Leitor formado, leitor em formação: literatura em questão. Maria Zaira Turchi, Vera Maria Tietzmann Silva (orgs). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 79-91.

CANCLINI, Néstor García. Leitores, espectadores e internauta. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades/Ouro sobre azul, 2004, p.169-191.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FERNANDES, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: Eduel, 2013.

FERNANDES, Célia Regina Delácio. A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2006-2014. Estudos de literatura brasileira contemporânea. n. 51, p. 221-244, maio/ago. 2017.

HATOUM, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

MOON, Fábio; BÁ, Gabriel. Dois irmãos. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2015.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Aracy Alves Martins Evangelista (org.). 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 17-48.

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Publiée

2020-11-18

Comment citer

Oliveira, A. A. S., & Batista, C. S. (2020). Dois irmãos: Romance e HQ em sala de aula. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 168–183. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12809