Dois irmãos

Novel and comics in the classroom

Authors

  • Adrieli Aparecida Svinar Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Christiane Silveira Batista Universidade Federal da Grande Dourados

Keywords:

Adaptation, Receptional method, Literary literacy

Abstract

In face of the need to discuss media and new ways of thinking in literature, this article suggests, from novel Dois irmãos, by Milton Hatoum (2000), and his homonymous adaptation to comics, by Fábio Moon and Gabriel Bá (2015), a reflection about adaptations (HUTCHEON, 2011) and their use in the classroom, based mainly in the receptive method (BORDINI; AGUIAR, 1988), and the literary literacy by Magda Soares (2006) and Rildo Cosson (2009). In addition, it aims to highlight the relevance of the teacher’s work as a mediator able to understand and use the new media in basic education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adrieli Aparecida Svinar Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e graduada também em Letras pela mesma universidade. Atualmente, é integrante do Grupo de Estudo InterArtes e membro da comissão organizadora do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC), evento realizado anualmente desde 2016.

Christiane Silveira Batista, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), especialização em Língua Espanhola pela Faculdade Internacional Signorelli e graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na UFGD; é bolsista-formadora em língua espanhola no Centro de Formação UFGD, integrante do Grupo de Estudo InterArtes e coordenadora do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC), evento realizado anualmente desde 2016.

References

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 66-70.

BORDINI, Maria da Gloria; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre, RS: Mercado Aberto, 1988.

BURLAMAQUE, Fabiane Verardi. Os primeiros passos na constituição de leitores autônomos: a formação do professor. In: Leitor formado, leitor em formação: literatura em questão. Maria Zaira Turchi, Vera Maria Tietzmann Silva (orgs). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 79-91.

CANCLINI, Néstor García. Leitores, espectadores e internauta. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades/Ouro sobre azul, 2004, p.169-191.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FERNANDES, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: Eduel, 2013.

FERNANDES, Célia Regina Delácio. A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2006-2014. Estudos de literatura brasileira contemporânea. n. 51, p. 221-244, maio/ago. 2017.

HATOUM, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

MOON, Fábio; BÁ, Gabriel. Dois irmãos. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2015.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Aracy Alves Martins Evangelista (org.). 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 17-48.

Published

2020-11-18

How to Cite

Oliveira, A. A. S., & Batista, C. S. (2020). Dois irmãos: Novel and comics in the classroom. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 168–183. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12809