Multiletramentos e educação bilíngue
entrelaçando discursos e perspectivas
Mots-clés :
Multiletramentos, Tecnologia, Educação bilíngue de prestígioRésumé
O presente trabalho busca investigar as principais concepções de multiletramentos no Brasil a partir das contribuições teóricas do New London Group, consideravelmente disseminadas no âmbito do ensino de línguas nos últimos anos. A partir desse estudo, objetiva-se averiguar relações entre essas teorias e a notável expansão do ensino bilíngue no Brasil, procurando entender de que maneira elas são concebidas em um contexto de escolas bilíngues de prestígio
Téléchargements
Références
COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies. Literacy learning and the design of social futures. London, New York: Routledge, 2000.
COPE, B.; KALANTZIS, M. A pedagogy of multiliteracies: learning by design. Illinois: University of Illinois, 2015.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. Reading ourselves: placing critical literacies in contemporary language education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 227-254, jun. 2018. DOI 1590/1984-6398201812277
ENGESTROM, Y. Activity theory and individual and social transformation. Perspectives on Activity Theory, v. 19, n. 38, 1999.
FORTES, L. Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo de sentidos de bilinguismo, educação bilíngue e currículo em escolas bilíngues português-inglês. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
GARCIA, B. R. V. Quanto mais cedo melhor (?): uma análise discursiva do ensino de inglês para crianças. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
GEE, J. P. Literacy and education. Abingdon: Routledge, 2015.
KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística São Paulo: Ática, 1986. v. 9.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento. Não basta ensinar a ler e escrever. Campinas: Unicamp, Ministério da Educação, 2005.
LIBERALI, F. C. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.
LIBERALI, F. Transforming urban education in São Paulo: insights into a critical-collaborative school project. Delta, São Paulo, v. 35, n. 3, p. e2019350302, abr. 2019.
LIBERALI, F.; MAGALHÃES, M. C. Entrelaces Vygotskianos. In: FÓRUM ISCAR-BRASIL, 4., Caderno de Resumos [...]. Londrina, 2017. p. 102-165.
LIBERALI, F. et al. Projeto digit-m-ed Brasil: uma proposta de desencapsulação da aprendizagem escolar por meio dos multiletramentos. Prolíngua, João Pessoa, v. 10, n. 3, p. 2-17, nov./dez. 2015.
LIBERALI, F.; SANTIAGO, C. Atividade social e multiletramento. Inglês: Linguagem em atividades sociais 2 (2018): 19.
LUKE, C. Cyber-schooling and technological change: Multiliteracies for new times. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.) Multiliteracies: Lit learning. Abingdon: Routledge, 2005. p. 77-98.
MARX, K.; ENGELS, F. The ruling class and the ruling ideas. Media and Cultural studies, v. 9, 2006.
MEGALE, A. H. Bilingüismo e educação bilíngüe: discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 3, n. 5, p. 1-13, ago. 2005.
MEGALE, A. H. Memórias e histórias de professores brasileiros em escolas bi/multilíngues de elite. 2017. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/325801. Acesso em: 2 ago. 2019.
MEGALE, A. H. O retrato linguístico de uma professora entre-línguas. Revista Colombiana De Educação, n. 75, p. 287-309, Dec. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S012039162018000200287&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 nov. 2019.
MEGALE, A. H.; LIBERALI, F. Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada. Raído, Dourados, v. 10, n. 23, p. 9-24, jul./dez. 2016.
MONTE-MÓR, W. Investigating critical literacy at the university in Brazil. Critical Literacy: Theories and Practices, v. 1, p. 41-51, 2007.
MONTE-MÓR, W. Critical literacies, meaning making and new epistemological perspectives. Matices en Lenguas Extranjeras, Bogotá, v. 1, n. 2, p. 1-18, dic. 2008.
MONTE-MÓR, W. Globalização, ensino de língua inglesa e educação crítica. In: SILVA, K. A. da et al. A formação de professores de línguas: novos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2012. p. 23-50.
MONTE-MÓR, W. Convergência e diversidade no ensino de línguas: expandindo visões sobre “a diferença”. Revista Polifonia, Cuiabá, v. 21, n. 29, p. 234-253, jan./jul. 2014.
MONTE-MÓR, W. Learning by design: reconstructing knowledge processes in teaching and learning practices. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). A pedagogy of multiliteracies. London: Palgrave Macmillan, 2015. p. 186-209.
MOURA, S. de A. Com quantas línguas se faz um país? Concepções e práticas de ensino em uma sala de aula na educação bilíngue. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies. Literacy learning and the design of social futures. London, New York: Routledge, 2000. p. 60-91.
PENNYCOOK, A. Hip-hop pedagogies and local knowledge. In: PENNYCOOK, A. Global Englishes and transcultural flows. Abingdon: Routledge, 2007. p. 140-158.
ROJO, R. H. R. Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. São Paulo: Mercado de Letras, 1998.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, R. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. (org.). Língua portuguesa: ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010. v. 19, p. 15-36.
ROJO, R. Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (ed.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012a. p. 11-31.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012b.
ROJO, R. A teoria dos gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e os multiletramentos. In: ROJO, R. (org.). Multiletramentos e as TICs: escol@ conect@d@. São Paulo: Parábola, 2013. p. 9-32.
ROJO, R. Entre plataformas, ODAS, e protótipos: novos multiletramentos em tempos de WEB2. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, Campinas, v. 38, n. 1, p. 1-20, jan./jul. 2017.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. São Paulo: Contexto, 2008.
STORTO, A. C. Discursos sobre bilinguismo e educação bilíngue: a perspectiva das escolas. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.