Poéticas do eu

A fenomenologia do instante em Clarice Lispector

Auteurs

Mots-clés :

Fenomenologia, Clarice Lispector, “O relatório da coisa”

Résumé

Este trabalho se propõe a analisar o conto “O relatório da coisa”, de Clarice Lispector, a partir de uma leitura fenomenológica. O foco da análise centra-se nos aspectos que demonstrem as relações de significação, ou entrelaçamento, estabelecidas entre o eu e o outro no conto. A manutenção do instante parece ser elemento primordial para que tal interação se dê entre os sujeitos e as coisas. Ainda, o presente estudo intenta elucidar aspectos referentes à construção de sentido que nasce a partir dos encadeamentos de silêncios estabelecidos pelas vozes no conto. Assim, a fenomenologia engendrada, principalmente, por Merleau- Ponty se mostra a mais pertinente para tal perspectiva de análise.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rogerio Caetano de Almeida, UTFPR

Prof. do curso de Letras no DALIC e no programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da UTFPR.

Andrea de Carvalho, Mestranda pelo PPGEL (UTFPR)

Aluna bolsista da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da UTFPR.

Références

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. 2. ed. Tradução de Hortênsia dos Santos. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1981.

CHKLOVSKI, Victor. A arte como procedimento. In.: EIKHENBAUM, B. Teoria da Literatura: Formalistas Russos. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1978.

LISPECTOR. Clarice. Onde estivestes de noite. Rocco. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

_____. Entrevista [1977]. Entrevistador: Júlio Lerner São Paulo, TV Cultura Digital: 1977.

MERLEAU-Ponty, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_____. O olho e o espírito. Tradução de Paulo Neves, Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

_____. O visível e o invisível. 4. ed. Tradução de José Artur Gianotti, Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MOSER, Benjamin. Why this world: a biography of Clarice Lispector. New York: Oxford University Press, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras Incompletas. Seleção de Gérard Lebrun. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

NUNES, Benedito. A clave do poético. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SARTRE, Jean-Paul. Que é Literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1996.

Téléchargements

Publiée

2020-11-18

Comment citer

de Almeida, R. C., & de Carvalho, A. (2020). Poéticas do eu: A fenomenologia do instante em Clarice Lispector. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 101–117. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12736