Metáforas sobre identidade: um olhar sobre representações da profissão docente
Résumé
Este artigo traz uma análise semântica de respostas de professoras e professores sobre o exercício de sua profissão. Para analisar as respostas obtidas, adotamos os conceitos de metáfora e inferência, que ajudaram a sistematizar o dito e reconhecer informações implícitas na fala dos sujeitos. A análise dos dados se deu por meio da categorização dos sentidos que se repetiam, nas seguintes categoriza metafóricas: caminho; lugar; construção; paternidade; e cultivo. Ao final, buscamos sistematizar os campos semânticos da palavra “professor” para esses sujeitos, anotando questões de identidade docente reveladas em suas palavras.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.