Metáforas sobre identidade: um olhar sobre representações da profissão docente

Auteurs

  • Paula Jesus IFSC

Résumé

Este artigo traz uma análise semântica de respostas de professoras e professores sobre o exercício de sua profissão. Para analisar as respostas obtidas, adotamos os conceitos de metáfora e inferência, que ajudaram a sistematizar o dito e reconhecer informações implícitas na fala dos sujeitos. A análise dos dados se deu por meio da categorização dos sentidos que se repetiam, nas seguintes categoriza metafóricas: caminho; lugar; construção; paternidade; e cultivo. Ao final, buscamos sistematizar os campos semânticos da palavra “professor” para esses sujeitos, anotando questões de identidade docente reveladas em suas palavras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2018-05-30

Comment citer

Jesus, P. (2018). Metáforas sobre identidade: um olhar sobre representações da profissão docente. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(1). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10688