Metáforas sobre identidade: um olhar sobre representações da profissão docente

Autores/as

  • Paula Jesus IFSC

Resumen

Este artigo traz uma análise semântica de respostas de professoras e professores sobre o exercício de sua profissão. Para analisar as respostas obtidas, adotamos os conceitos de metáfora e inferência, que ajudaram a sistematizar o dito e reconhecer informações implícitas na fala dos sujeitos. A análise dos dados se deu por meio da categorização dos sentidos que se repetiam, nas seguintes categoriza metafóricas: caminho; lugar; construção; paternidade; e cultivo. Ao final, buscamos sistematizar os campos semânticos da palavra “professor” para esses sujeitos, anotando questões de identidade docente reveladas em suas palavras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-05-30

Cómo citar

Jesus, P. (2018). Metáforas sobre identidade: um olhar sobre representações da profissão docente. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10688