A identidade pós-moderna de A era do rádio - saudades do Brasil

Auteurs

  • Fabrizzi Matos Rocha UPM

Résumé

A Era do Rádio – saudades do Brasil foi escrita por Anamaria Nunes, em 1997, e sua estreia aconteceu em 1998 sob direção da própria autora. Essa peça revive a era de ouro da Rádio no Brasil, trata-se de um texto elaborado a partir de frases e fatos ocorridos durantes as décadas de 40 e 50, retomados por meio de numerosas citações. Este trabalho pretende investigar duas características pós-modernas presentes no texto, como: por um lado, a presença da Ironia, assim como e, por outro, o diálogo estabelecido pelo texto teatral com a história da Rádio. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se nos estudos feitos por  Linda Hutcheon em Poética do Pós-modernismo (1988), Uma Teoria da Paródia (1989) e  Teoria e Política da Ironia (2000).  Para a intertextualidade presente na obra de Nunes, utilizamos os estudos  de Júlia Kristeva em sua obra Introdução à Semanálise (1974).

Palavras-chave: Ironia, Paródia, teatro, pós-modernidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fabrizzi Matos Rocha, UPM

Doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, jornalista, professora, atriz e pesquisadora na área de dramaturgia e literatura brasileira.

Références

ABEL, Lionel. Metateatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

BARROS, Diana Luz Pessoa de e Fiorin, José Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1994.

__________________________. “Contribuições de Bakhtin” in BRAIT, Beth. Bakhtin dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Unicamp, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiéviski. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

________________. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

________________. Questões de Literatura e de Estética. A Teoria do Romance. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.

BRAIT, Beth (org.). Bakhtin. Conceitos-chave. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2007.

________________. Bakhtin. Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

ESSLIN, Martin. Uma Anatomia do Drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

GRAMÁTICO, Dáurea. Histórias de gente do Radio. São Paulo: IBRASA, 2003.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

__________________. Teoria e Política da Ironia. Trad. Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.

__________________.Uma teoria da Paródia. Trad. Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.

KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.

NUNES, Anamaria. Geração Trianon. In: Cadernos de Teatro. Rio de Janeiro, 1988. v. 117. p. 25-46.

__________________.O tambor e o anjo & A era do rádio, saudades do Brasil. Campos dos Goytacazes: Darda Editora, 2017.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______________. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SAROLDI, Luiz Carlos e Moreira, Sonia Virgínia. Rádio Nacional- O Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Téléchargements

Publiée

2018-01-12

Comment citer

Rocha, F. M. (2018). A identidade pós-moderna de A era do rádio - saudades do Brasil. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 17(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10621