A identidade pós-moderna de A era do rádio - saudades do Brasil
Abstract
A Era do Rádio – saudades do Brasil foi escrita por Anamaria Nunes, em 1997, e sua estreia aconteceu em 1998 sob direção da própria autora. Essa peça revive a era de ouro da Rádio no Brasil, trata-se de um texto elaborado a partir de frases e fatos ocorridos durantes as décadas de 40 e 50, retomados por meio de numerosas citações. Este trabalho pretende investigar duas características pós-modernas presentes no texto, como: por um lado, a presença da Ironia, assim como e, por outro, o diálogo estabelecido pelo texto teatral com a história da Rádio. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se nos estudos feitos por Linda Hutcheon em Poética do Pós-modernismo (1988), Uma Teoria da Paródia (1989) e Teoria e Política da Ironia (2000). Para a intertextualidade presente na obra de Nunes, utilizamos os estudos de Júlia Kristeva em sua obra Introdução à Semanálise (1974).
Palavras-chave: Ironia, Paródia, teatro, pós-modernidade.
Downloads
References
ABEL, Lionel. Metateatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
BARROS, Diana Luz Pessoa de e Fiorin, José Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1994.
__________________________. “Contribuições de Bakhtin” in BRAIT, Beth. Bakhtin dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Unicamp, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiéviski. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
________________. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
________________. Questões de Literatura e de Estética. A Teoria do Romance. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin. Conceitos-chave. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
________________. Bakhtin. Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
ESSLIN, Martin. Uma Anatomia do Drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
GRAMÁTICO, Dáurea. Histórias de gente do Radio. São Paulo: IBRASA, 2003.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
__________________. Teoria e Política da Ironia. Trad. Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
__________________.Uma teoria da Paródia. Trad. Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.
KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
NUNES, Anamaria. Geração Trianon. In: Cadernos de Teatro. Rio de Janeiro, 1988. v. 117. p. 25-46.
__________________.O tambor e o anjo & A era do rádio, saudades do Brasil. Campos dos Goytacazes: Darda Editora, 2017.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______________. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SAROLDI, Luiz Carlos e Moreira, Sonia Virgínia. Rádio Nacional- O Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.